MÁRCIO FALCÃO E AGUIRRE TALENTO
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – A pedido da Procuradoria-Geral da República, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Teori Zavascki arquivou uma petição com acusações à presidente Dilma Rousseff de envolvimento nas irregularidades da compra da refinaria de Pasadena pela Petrobras.
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, não analisou o mérito das acusações contra Dilma, referentes à delação premiada do senador Delcídio do Amaral (ex-PT-MS), e solicitou o arquivamento sob o argumento de que a presidente não pode ser investigada por fatos estranhos ao seu mandato.
Teori aceitou o pedido de Janot e determinou o arquivamento.
Em seu depoimento, Delcídio não implicou Dilma diretamente, mas afirmou considerar que a aprovação da compra da refinaria pelo conselho de administração da Petrobras, presidido à época por Dilma, não ocorreu sem conhecimento da presidente.
Apesar desse arquivamento, Janot pediu a abertura de inquérito contra Dilma sob suspeita de tentativa de obstruir as investigações da Operação Lava Jato, também a partir da delação de Delcídio.