O lifestyle urbano de Colônia está em alta. Prova disso é a campanha#urbanCGN – Cologne Urban Lifestyle, que celebra, em grande estilo, a efervescência cultural que toma conta dessa cidade considerada a metrópole do Reno. Com uma cena urbana para lá de animada, esse viveiro de criatividade se reflete na oferta de atrações aos moradores e visitantes que vai muito além de seu tradicional cartão-postal, o Kölner Dom (a catedral gótica de 1332 declarada Patrimônio da Humanidade segundo a Unesco). Nesse leque de possibilidades, há variadas opções para todos os públicos, agradando em cheio amantes de design, moda, cultura, música, festivais e culinária.

Em termos de design de interior, que tem longa tradição em Colônia, a International Furniture Fair – IMM (16 a 22 de janeiro de 2017) é uma grande vitrine, apresentando, a cada edição, as principais tendências internacionais para o setor. Para ter uma ideia, a dimensão desse evento se amplia ainda mais com outras iniciativas paralelas, como The Passagen, a Interior Design Week, oferecendo mais de 200 mostras de designers alemães e estrangeiros. Para completar, ainda ocorre, no mesmo período da IMM, o Design Post no distrito de Deutz: mais de 3.000 metros quadrados de exposição de peças de design.

Não por acaso, ao se percorrer a cidade, alguns bairros são verdadeiros showroons da indústria de móveis e de design. Enquanto o Design Quartier Ehrenfeld e o Design 18/12 exibem, o ano todo, as principais tendências do segmento, o Belgian Quarter abriga um grande número de lojas-conceito, boutiques de roupas vintage e acessórios originais. Todo mês de junho, esse bairro charmoso promove o Le Bloc, evento de moda e design com desfiles, instalações, estúdios ao ar livre, concertos e muitas festas. Também durante todo o ano é possível se divertir (e comprar) em alguns mercados de pulga, nos quais os entusiastas do estilo chique urbano encontram tudo que desejam, seja no Mädelsflohmarkt (para garotas), no Nachtflohmarkt (bazar noturno) ou no Vintage Kilo Sale.

Se o assunto é arte e cultura, Colônia também esbanja atrativos para todos os públicos. Museus, filarmônica, ópera e galerias de arte oferecem intensa programação ao longo de todo o ano. Algumas áreas da cidade, porém, chamam a atenção pela grande oferta de estúdios e galerias. Durante a Kunstroute Ehrenfeld, em maio, os artistas abrem seus ateliês para os visitantes. Além disso, o Festival de Verão do distrito de Luisenviertel (junho) é famoso por promover mercado de pulgas, workshops e performances de palco. Por sua vez, o Museum für Kunst Verwandte, no Belgian Quarter, programa, frequentemente, mostras temáticas incomuns, enquanto o Kulturbunker Mülheim, na margem leste do Reno, apresenta variada programação de exposições, performances e concertos.

Fãs de arte moderna e contemporânea encontram na Art Fair, realizada durante o outono europeu, uma boa oportunidade para conhecer e admirar os trabalhos de artistas que estão despontando nesse universo.

Conhecida em toda a Europa por abrigar um grande número de emissoras de TV e produtoras de cinema, Colônia também tem muito a oferecer aos cinéfilos. Em julho, a Kölner Kino-Nächte exibe uma série de filmes noturnos, já a Cologne Conference (outubro) e o Cine Cologne (novembro) agradam em cheio os fãs da sétima arte com uma cuidadosa seleção de títulos.

Mas, se o assunto é ganhar a noite e curtir música de qualidade, esta cidade alemã conta com mais de mil locais, onde inúmeras bandas se apresentam em performances ao vivo. Um dos pontos altos da cena musical de Colônia é o c/o pop festival (agosto), que reúne novos nomes e estrelas do pop mundial. Já o line-up da Week-end Fest (novembro) inclui artistas famosos e novos talentos. E se o tema é reggae, Colônia promove, há 30 anos, o maior festival europeu do ritmo, o Summerjam, que atrai cerca de 30 mil visitantes ao Fühlinger Ver no início de julho.

Para ficar a par de tudo que acontece, basta seguir a #urbanCGN e acessar o blog específico em www.visit.koeln, iniciativa do Cologne Tourist Board que mantém atualizada a agenda de eventos e as dicas para melhor explorar o que a cidade tem de melhor em cultura urbana e lifestyle.

Diego Pisante

O consultor Jean Claude Cara

VIAGEM PELO MUNDO DO VINHO
NAa próxima quarta-feira, dia 11, às 18h30, a NomadRoots – Viagem e Conhecimento (www.nomadroots.com.br/site/) recebe mais uma vez o renomado Consultor em vinhos da Europa Jean Claude Cara para uma experiência exclusiva sobre os vinhos da Borgonha. O consultor enogastronômico, que marcou presença na agência no início do ano, vai falar sobre a região francesa, a sua história, as características e os seus elegantes vinhos.

Durante o curso, que terá duração de três horas, serão apresentados cinco diferentes vinhos para degustação e serão abordados os seguintes temas: História da elite galo-romana até a atualidade; Mosaico: O terroir, os climats e os vinhedos; Uvas: suas características e variedades; Pirâmide: princípios e repartição; Degustação: cores, aromas e sabores; e Cinco grandes vinhos didáticos da Bourgogne (Regionale, Village, 1er Cru, Grand Cru e um vinho já envelhecido trazido pelo consultor). Após o evento, também será servido um dos mais famosos pratos típicos da região, o chamado Poulet Gaston Gérard, preparado especialmente pela chef Bibiana Cini.

Residente de Beaune, conhecida como a capital do vinho, Jean Claude Cara trabalha produzindo vinho junto a um dos mais tradicionais locais da região, o Château de Villars Fontaine. Além de diretor da empresa Relações Brasil Bourgogne, onde faz a relação enoturística, cultural e comercial entre a região francesa e o Brasil, também é idealizador do projeto do vinho Éléphant Rouge, um vinho de garagem produzido no Vale dos Vinhedos Brasil. Jean Claude Cara também é escritor do livro Vinhos da Borgonha que foi lançado no Brasil em dezembro de 2015.

O curso possui 16 vagas disponíveis e as inscrições devem ser feitas diretamente na NomadRoots, com Maria Cristina através do telefone: (41) 8495-2680 ou email cris@nomadroots .com.br. O custo é de R$550 por pessoa.


NOTAS

Dia das Mães em Itapema
No próximo domingo, dia 08, o Plaza Itapema Resort e SPA promove seu tradicional almoço do Dia das Mães no Restaurante Coqueiros. Com vista para os jardins do resort e para a praia, as mamães poderão ter um dia ainda mais especial na companhia da família e apreciar uma das mais belas paisagens do litoral catarinense. O almoço é aberto ao público e o valor por pessoa é de R$59,50 com as bebidas consumidas à parte. As mães acompanhadas por dois adultos pagantes terão 50% de desconto. As crianças poderão ainda participar das atividades de recreação monitoradas pelos tios do resort. Reservas abertas ao público já podem ser garantidas pelos telefones 0800 473 222 ou 47 – 3261-7000 e pelo e-mail [email protected].

Halloween em Orlando
Parece cedo mas não é. Quem está planejando passar o Halloween em Orlando é bom se programar para não perder o tradicional Halloween Horror Nights do Universal Orlando Resort. Consistentemente classificado como o melhor evento dos Estados Unidos e conhecido por aterrorizar centenas de milhares de pessoas de todo o mundo, o Halloween Horror Nights retorna ao Universal Studios Florida em setembro com um recorde de 31 noites – e com conteúdo novo que trará à vida horrores inimagináveis. As mentes medonhas da premiada equipe de entretenimento do Universal trabalham durante todo o ano para criar uma experiência intensa que os visitantes nunca vão esquecer. Assim que os portões do Halloween Horror Nights forem abertos, os visitantes se tornam vítimas imersas em filmes de terror icônicos, aterrorizantes programas de TV de sucesso e histórias originais assombrosas. Os visitantes já podem comprar ingressos para o Halloween Horror Nights do Universal Orlando por meio de seus agentes de viagens. É possível comprar o Halloween Horror Nights Add-On, combo que permite adicionar o ticket do Halloween Horror Nights ao ingresso regular dos parques temáticos do Universal Orlando por apenas US$ 59. Esta oferta é válida em qualquer dia, de domingo a sexta-feira, em noites de evento.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *******