A Secretaria de Esatado da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná (Sesp-PR), prepara uma operação de guerra para a passagem da tocha olímpica pelo Paraná. Representantes da Secretaria apresentaram, ontem, o planejamento para o esquema que funcionará durante a passagem da tocha olímpica por 22 cidades do Estado, que ocorrerá entre o final do mês de junho e as primeiras semanas de julho.
Elaboramos um protocolo integrado com todas as instituições de segurança, como a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Federal. Serão utilizados recursos como videomonitoramento e caminhões de Comando e Controle, tecnologias que já deram apoio durante a operação de segurança na Copa do Mundo 2014, explanou o coordenador técnico do Centro Integrado de Comando e Controle da Segurança Pública, major Adilson Luiz Correa dos Santos.
As ações abrangem varreduras e vistorias prévias por onde a tocha vai passar, operação padrão nos aeroportos, serviço de escolta e batedores, ordenamento de trânsito e operações especiais nos dois parques pelos quais haverá o percurso do fogo olímpico, o Parque Nacional do Iguaçu e Parque Estadual de Vila Velha.
Determinado como base de comando para as ações de segurança pública durante o revezamento dos condutores da chama olímpica, a partir de 20 de junho, o Centro Integrado de Comando e Controle (que fica na sede da Segurança Pública, em Curitiba) desenvolverá atividades envolvendo órgãos municipais, estaduais e federais da área.
Além do major Adilson, integram a Comissão Estadual de Segurança da Tocha Olímpica os capitães Eduil Nascimento Junior e Silvio Cordeiro de Paula, pela Polícia Militar; o policial rodoviário federal Emerson Brummer Machado; e o policial civil Rodrigo Taborda Ribas.
Em Curitiba, a tocha chegará no dia 14 de julho e vai pernoitar na cidade antes de seguir para Fazenda Rio Grande, Araucária, Campo Largo e Ponta Grossa.