SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O jornal britânico “The New Day”, o primeiro a ser lançado no Reino Unido em 30 anos, anunciou o fim de suas edições apenas dez semanas após começar a circular. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (5) pela Trinity Mirror, editora de jornais britânica que também publica o “Daily Mirror”.
O motivo foi a queda nas vendas nas bancas, o que tornou a publicação do diário financeiramente insustentável. “Embora o ‘New Day’ tenha recebido muitas críticas positivas e construído uma forte rede de seguidores no Facebook, a circulação do jornal ficou abaixo das nossas expectativas”, informou a editora.
“Como resultado, nós decidimos encerrar o título em 6 de maio de 2016”, indica o comunicado. “Apesar de desapontador, o lançamento e subsequente fechamento deram novos entendimentos para melhorarmos nossos jornais e várias dessas oportunidades serão levadas em consideração com o tempo.”
A Trinity Mirror também vem sofrendo quedas de circulação em seus jornais regionais e no “Daily Mirror”, o tabloide que é seu principal título.
O jornal começou a circular em 29 de fevereiro deste ano com uma proposta ousada, e não apenas por não ter um site. O “New Day” não tinha site ou colunistas fixos, mas prometia opiniões diferentes e neutralidade política.
O texto era mais informal, com contrações e gírias bem similares à linguagem falada. Seu slogan era: “A vida é curta, então vamos vivê-la bem”. No primeiro dia de circulação, o jornal foi distribuído gratuitamente, mas sofreu reajustes até chegar ao valor de 50 pences (em torno de R$ 2,60).
O jornal foi lançado no mesmo mês em que o também britânico “Independent” decidiu encerrar sua versão impressa.