GUILHERME SETO
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Nesta quinta-feira (5), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) organizou uma aula de cerca de quatro horas sobre as alterações aprovadas em março pelo Ifab (International Football Association Board, entidade que define o regulamento do futebol) às regras de arbitragem no futebol internacional. Essas mudanças entrarão em vigor no Brasileiro deste ano, que terá início no próximo sábado (14).
Os clubes paulistas das Séries A e B do Brasileiro foram convidados pela Federação Paulista de Futebol para participarem do evento em sua sede, mas apenas o Bragantino enviou um representante, o diretor Sérgio do Prado. É consenso na Comissão de Arbitragem da CBF que as alterações são radicais e têm grande potencial de gerar polêmica –o próprio Ifab classifica como o conjunto de alterações mais significativo de sua história. Nesse sentido, a participação dos clubes era considerada importante.
A aula foi ministrada pelo ex-árbitro Wilson Seneme, instrutor da Fifa e membro da comissão nacional de arbitragem, que lamentou o baixo quórum.
“Parece que a gente quer viver lá atrás, em todas as áreas. Parece que a gente não quer ser grande. A oportunidade foi dada”, disse.
Entre as modificações, incluem-se a validação do gol quando um jogador reserva ou outro membro da equipe –técnico, preparador físico, etc– entra em campo, busca evitar o tento e mesmo assim a bola entra; o atendimento dentro de campo do jogador que sofre uma falta de cartão amarelo ou vermelho; a possibilidade de chutar a bola para qualquer direção no pontapé inicial.
Além disso, a agressão a árbitros será motivo para tiro livre direto –pênalti, se acontecer dentro da área. Qualquer forma de conduta violenta intencional será passível de cartão vermelho mesmo se não atingir outro atleta, entre outras novidades.
Procurados, os clubes deram diferentes justificativas para a ausência.
“O Corinthians não esteve presente por outro compromisso no mesmo horário, porém tomou conhecimento de tudo o que foi tratado na reunião de hoje”, alegou o clube.
No caso do Palmeiras, o clube diz que houve um desencontro no convite feito pela FPF, mas disse que se preparará para comparecer nos demais eventos desde que avisado com antecedência.
São Paulo e Santos não responderam até o início da noite desta quinta.
A FPF respondeu à Folha de S.Paulo que “o convite foi enviado aos clubes na segunda-feira a pedido da CBF, organizadora do evento. A FPF, porém, irá realizar outros eventos voltados aos clubes nesta temporada.”
Os árbitros passarão por um dia e meio de aulas sobre as mudanças nas regras. As demais federações de futebol do país também receberão o mesmo evento até 20 de maio, exceto os órgãos de Roraima e Rondônia, que não possuem times nas Séries A e B do Brasileiro e sediarão as aulas posteriormente.