A dois dias do Dia das Mães, uma pesquisa revela uma boa novidade para os filhos que pretendem presentá-las neste domingo, 8 de maio. O preço médio dos presentes para o Dia das Mães subiu 6,39%. O porcentual ficou abaixo da inflação acumulada pelo Índice de Preço ao Consumidor (IPC), de 9,13%, entre maio de 2015 e abril de 2016.

O levantamento foi feito pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foram analisados o comportamento de preços de 33 itens. Destes, apenas 9 tiveram variação acima da inflação medida para o período.
Os produtos foram divididos em três segmentos: Os presentes para o lar (bens duráveis) tiveram a menor oscilação nos preços (2,03%), abrangendo geladeira e freezer (-2,16%) e máquina de lavar roupas (-2,21%).
Já os itens culturais sofreram o maior aumento (7,84%), sendo puxados por teatro (34,48%), vinho (25,97%) e passagem aérea (20,43%).

O setor de presentes executivos teve crescimento de 6,29%. De acordo com a classificação do estudo, entram nessa categoria bijuterias em geral (8,75%) e também computador e periféricos (9,54%).
O economista responsável pela pesquisa, André Braz, considerou a alta do dólar, a elevação das taxas de juros e o avanço do desemprego como os principais responsáveis para o baixo crescimento nos preços em geral no País ao longo de um ano, maio de 2015 a abril de 2016.
Com o cenário atual, de atividade econômica fraca e gente desempregada, não acredito que vá ter recorde de vendas. O apelo emocional e a criatividade vão imperar mais do que o gasto. Ninguém quer se endividar, mas quer lembrar e celebrar a data, comentou, em nota distribuída à imprensa.