A Feira do Trabalhador, que acontece nesta sexta-feira (6), das 9h às 17 horas, levou milhares de pessoas à Praça Rui Barbosa. A feira encerra a programação da Semana do Trabalhador. Organizada pela Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego, a feira tem o objetivo de oferecer vagas de emprego e orientações sobre o mercado de trabalho. Serão distribuídas 2 mil senhas e a oferta será de 1,8 mil vagas.

Há vagas disponíveis para os seguintes cargos: atendente de telemarketing, vendedor pracista externo, cozinheiro, repositor de mercadorias, operador de caixa, recuperador de crédito, servente de limpeza, analista de compras, analista financeiro bilíngue, trainee, analista de assistente suporte bilíngue. A maior parte das vagas exige nível de escolaridade médio incompleto a completo.

Os atendimentos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) serão realizados somente para trabalhadores com carteira de trabalho, documentos pessoais e comprovante de endereço. Por causa da Feira, os postos do Sine nas Ruas da Cidadania estão atendendo apenas para emissão de carteira de trabalho.

Durante o evento, a Liga Paranaense de Combate ao Câncer fará avaliações gratuitas de câncer de pele. Serão distribuídas 50 senhas para exames no período da manhã e mais 50 no período da tarde.

Esta é a segunda feira de empregos organizada pela Prefeitura neste ano. No início de março, a Feira da Curitibana Trabalhadora ofereceu 1,5 mil vagas de emprego. Ao longo do evento foram atendidas mais de 8 mil pessoas.

O evento conta com parcerias do Senac, Senai, Sesi, Faculdade Opet e diversos órgãos e secretarias municipais.

Mutirão

Nesta quinta-feira (5), termina o Mutirão do Seguro-Desemprego, que acontece desde segunda-feira (2), nos postos do Sine das Ruas da Cidadania da Prefeitura de Curitiba. Estão sendo atendidos trabalhadores que fizeram o agendamento pela internet, ao longo da semana passada. A Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego registrou 2,5 mil agendamentos, distribuídos pelos postos do Sine, com exceção da Regional Matriz.

Um dos postos mais movimentados na última segunda-feira foi o da Rua da Cidadania do Pinheirinho. Oitenta e duas pessoas fizeram o agendamento para este dia e até a quinta-feira estão previstos 328 atendimentos.

Ao dar entrada ao seguro-desemprego, o trabalhador é automaticamente cadastrado no sistema de busca de vagas de emprego do Sine. Caso haja uma vaga disponível, ele é encaminhado para a entrevista.

Desempregada há um mês, a auxiliar de expedição Sara Silva não obteve uma vaga, mas deixou o posto já com as parcelas do seguro-desemprego liberadas. A partir do dia 1º de junho ela terá direito de receber quatro pagamentos mensais de R$ 880. Estou triste e contente ao mesmo tempo. Esperava ser encaminhada para uma vaga mas, agora, vou usar este dinheiro para me qualificar. Vou investir num curso de estética, revelou.

A auxiliar administrativa Ana Carolina da Costa contou que perdeu o emprego há poucos dias e decidiu aproveitar o mutirão para voltar logo ao mercado de trabalho. No momento não havia nenhuma vaga para o meu perfil, mas consegui requerer o benefício”, disse.

 

Feira do Trabalhador

Data: 06 de maio de 2016

Horário: 9h às 17h

Local: Praça Rui Barbosa