RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – Alunos de escolas públicas do Rio ocuparam por cinco horas a sede da Secretaria Estadual de Educação, na zona portuária do Rio.
O grupo formado por cerca de cem alunos invadiu o prédio por volta das 16h desta quinta (5). Após discussões e canções de ordem, os estudantes aceitaram a proposta do representante da secretaria de desocupar o prédio e se agendar uma reunião com o secretário de Educação, Antônio Neto.
O encontro está marcado para a próxima terça (10), às 14h, na sede da secretaria. Os estudantes protestam contra cortes na merenda, a superlotação de salas de aula e apoiam a greve de professores.
Mesmo com a definição da reunião, os estudantes chegaram a discutir a possibilidade de permanecerem acampados no local até o encontro. A proposta foi descartada, mas o grupo promete manter a ocupação de 67 escolas estaduais até o encontro.
“Lutar para garantir, ocupar é resistir”, cantaram os estudantes antes e depois da definição da agenda de protestos. Um documento foi assinado entre representantes da secretaria e manifestantes em que a pasta se compromete em se reunir com os alunos.
À TV Globo o secretário de Educação do Rio, Antônio Neto, criticou a ocupação.
“É uma pequena minoria que está ocupando as escolas e esta ocupação está muito aparelhada por interesses políticos muito bem definidos. O diálogo sempre esteve aberto, mas é preciso ter um interlocutor que queira dialogar”, disse Antônio Neto.