SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O presidente americano, Barack Obama, instou a imprensa e o público americano a examinarem o passado do virtual candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, em vez de se distraírem com “o espetáculo e o circo” das eleições deste ano. “É importante levar em consideração seriamente as declarações que ele fez no passado”, disse Obama a jornalistas, nesta sexta-feira (6).

“Isso não é entretenimento, não é um ‘reality show’. Essa é uma disputa para a Presidência dos Estados Unidos”, disse o democrata. Obama alertou que é preciso conferir, com cuidado, manifestações e posições de todos os candidatos. “Se eles adotam uma posição, em questões internacionais, que podem ser uma ameaça à guerra, ou que têm potencial de destruir nossas importantes relações com outros países, ou ainda quebrar nosso sistema financeiro, isso precisa ser observado”, disse o americano.

Trump tem sido vastamente criticado por suas propostas no campo das relações internacionais, como sugerir que o Japão e a Coreia do Sul se defendam com armas nucleares próprias. “O povo americano tem bom poder de julgamento, tem bons instintos, desde que receba boa informação”, criticou Obama.