SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Major League Baseball (liga profissional de beisebol dos EUA) mudou de local dois jogos que aconteceriam em Porto Rico por conta da preocupação com o vírus da zika. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (6).
As partidas entre Pittsburgh Pirates e Miami Marlins estavam marcadas para San Juan, nos dias 30 e 31 de maio. Agora, ambas serão realizadas em Miami.
Durante as últimas semanas, os jogadores haviam manifestado preocupação com a realização das jogos no local.
No fim de abril, Porto Rico, que faz parte do território americano, confirmou o primeiro caso de morte ligada ao vírus da zika nos EUA. A vítima foi um homem de cerca de 70 anos, que morreu em fevereiro.
De acordo com o Centro de Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) dos EUA, o homem teve hemorragia interna como resultado de uma reação imunológica rara ao vírus da zika. O paciente morreu após um caso severo de trombocitopenia, que é a queda no número de plaquetas no sangue.
Embora as mortes ligadas ao vírus do zika sejam raras, o CDC alertou que o primeiro caso nos EUA ressalta mais uma face do perigo.
Até o dia 29 de abril, o CDC havia registrado 683 casos da doença em Porto Rico. Desses, 89 são de mulheres grávidas.