No novo informe semanal divulgado nesta terça-feira (10), a Secretaria estadual da Saúde confirmou 42.094 casos de dengue no Paraná. Cinco municípios atingiram nesta semana o índice epidêmico (300 casos por 100 mil habitantes): Santa Izabel do Oeste, Jesuítas, Astorga, Ouro Verde do Oeste e Toledo. 

Em Paranaguá, os números reduziram, apresentando agora 13.683 confirmações. Dentro da força-tarefa que está sendo realizada no município, uma equipe ficou responsável pela notificação e análise de 278 casos entre agosto de 2015 e abril de 2016. 

Alguns casos estavam registrados mais de uma vez. Com a mobilização da equipe, os registros foram analisados e corrigidos, fazendo com que os números de notificação e confirmações diminuíssem em comparação com a semana anterior, explica a chefe da Vigilância Ambiental, Ivana Belmonte. 

O boletim confirmou ainda novas mortes em Paranaguá (3), Foz do Iguaçu (1) e Maringá (1). Desde agosto do ano passado, já são 47 óbitos causados pelo vírus da dengue no Paraná. 

ZIKA – Quanto à infecção por zika vírus, foram confirmados no Estado 278 casos entre agosto de 2015 e abril de 2016. No mesmo período, registrou-se 60 casos de febre chikungunya. 

Desde o início do ano, 25 gestantes foram infectadas pelo zika vírus. Duas delas, de Irati e Londrina, evoluíram para aborto. As demais 23 gestantes estão sendo acompanhadas pela Rede Mãe Paranaense, sendo que sete já tiveram os bebês em Colorado (5), Paranavaí (1) e Rancho Alegre (1). 

Todos os bebês nasceram a termo e sem aparentes anormalidades neurológicas. Essas crianças serão acompanhadas até o segundo ano de vida e, se necessário, esse procedimento poderá ser estendido, explica a chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Criança, Iolanda Maria Novadzki.