A beleza também segue a tendência da sustentabilidade. E não é de hoje. Mas, às vezes, por falta de informação, quem utiliza as ferramentas da beleza corre o risco de adotar práticas não sustentáveis, como por exemplo, jogar cosméticos vencidos no lixo comum. Todos os dias usamos diversos tipos de cosméticos, seja para deixar a pele mais macia ou o cabelo limpo e perfumado. Mas assim como os alimentos, os produtos de beleza também têm data de validade, e quando ela está fora do prazo, a eficiência diminui e aumentam os riscos de alergias e irritações na pele.

Em função dos vários produtos químicos adotados para a produção desses produtos, o descarte inadequado pode causar sérios danos à natureza. E, em tempos de sustentabilidade, as empresas começam a se preocupar com a chamada logística reversa, ou seja, não basta produzir e vender, tem de orientar corretamente o consumidor sobre o descarte e, na medida do possível, oferecer pontos para o descarte.

Segundo o portal Eco Desenvolvimento, há algum tempo, algumas empresas começaram a investir na criação de pontos de coleta de embalagens vazias de cosméticos. Entre as citadas estão a Avon a Risqué e a M.A.C. Em parceria com a TerraCycle, a Avon criou um programa para coletar embalagens e resíduos de maquiagem e esmaltes de qualquer marca. A participação é gratuita e aberta a todo território nacional.

Basta se cadastrar no site, imprimir uma etiqueta pré-paga pela organização e levar o pacote a uma agência dos Correios. A quantidade mínima para envio são 30 unidades. Podem ser enviados: embalagens de maquiagem de plástico ou papel, tubos e frascos de maquiagem, vidros de esmaltes, pincéis e esponjas de maquiagem e estojos de maquiagem em geral.

A grife de maquiagem M.A.C. tem um programa de incentivo à reciclagem em que os clientes podem trocar seis embalagens de plástico de produtos da marca, sem resíduos, por um batom. Basta levar as embalagens até uma das lojas da marca.

Os esmaltes estão entre os itens mais prejudiciais à natureza. É um dos cosméticos que mais possui componentes químicos que degradam o meio ambiente. Cada frasco de tinta é composto por 85% de solventes e 15% de resinas, plastificantes e corantes. Essa combinação pode ser inofensiva ao organismo humano se usado em seu exterior, porém é bastante prejudicial à natureza quando descartados da maneira incorreta.

Segundo consultores ambientais quando o frasco é descartado no lixo comum pode ir para o aterro, quebrar e seus componentes entrarem em contato com o solo e atingir o lençol freático, assim contaminando a água. Por isso, os esmaltes não podem ser descartados no lixo comum.

Quando ainda restar um resto de esmalte no frasco, o conteúdo deve ser derramado sobre uma folha de papel. O conselho é para esperar a tinta secar e, deste modo, deixar evapor parte dos produtos químicos. O papel usado poderá ser descartado no lixo comum.

Quando o esmalte está vencido, muitas vezes ele endurece. A orientação é para usar um pouco de removedor para dissolver o produto, depois o conteúdo poderá, também, ser despejado em uma folha de papel. O vidro limpo poderá então ser descartado junto aos demais vidros para reciclagem.

Se o produto não é mais próprio para o uso, é preciso se desfazer dele, mas sem agredir o meio ambiente. Segundo o portal eCycle, o que pode ser feito em casa é separar as peças antes de jogá-las fora.

Por exemplo, a embalagem de papel e as partes plásticas e metálicas devem ser devidamente limpas e dispensadas nas respectivas lixeiras para recicláveis. No caso do conteúdo em si, especialistas recomendam colocar no lixo orgânico.


VEJA COMO DESCARTAR OS COSMÉTICOS VAZIOS

PRODUTOS LÍQUIDOS
Produtos líquidos, como xampu e condicionadores, podem ser descartados normalmente nas redes de tratamento de esgoto — ou seja, nos ralos e privadas. Como a quantidade normalmente é pequena, as substâncias presentes nesses produtos não alteram a qualidade dos esgotos, que são tratados antes de chegar ao ambiente. Ainda assim, é importante ressaltar que isso não vale para o descarte direto no meio ambiente.

ESMALTES
Pela grande quantidade de produtos químicos, esmaltes e removedores merecem atenção especial. O correto nesses casos é verificar com os fabricantes onde descartar o produto. Por se tratar de tintas e solventes podem ser considerados como resíduos perigosos e com alto potencial de contaminação do ambiente. Existem pontos de coleta, que recebem esmaltes vencidos ou no fim – busque opções em sua cidade, junto aos pontos de venda destes produtos.

SÓLIDOS PASTOSOS
Produtos sólidos ou pastosos, como maquiagens e cremes, podem ser descartados junto com o resíduo doméstico, no lixo orgânico. Esse resíduo será destinado a aterros sanitários, que possuem toda estrutura para evitar a contaminação dos solos, águas subterrâneas e superficiais.

EMBALAGENS
Já as embalagens dos produtos devem ser destinadas à reciclagem. Não é necessário fazer a lavagem dos recipientes, uma vez que estes produtos não são perecíveis e não oferecem riscos à saúde. No próprio processo de reciclagem essas embalagens passam por lavagem e limpeza.