Tudo começa numa sala onde se reúne um comitê do Programa Curitiba Mais Humana, da Prefeitura de Curitiba. Comunidade, lideranças comunitárias e representantes de diversas secretarias municipais discutem e identificam que ações de determinado território precisam receber investimentos. O resultado é uma ação integrada que leva manutenção, serviços e melhorias para uma área apontada como prioritária, cujas necessidades mais urgentes são indicadas pela própria população.

Nesta sexta-feira (13) foi a vez da Vila Cidadania, no bairro Boqueirão, na margem do Canal Belém, receber um mutirão de serviços da Prefeitura de Curitiba e acompanhar de perto a realização de ações reivindicadas nas reuniões do colegiado do Curitiba Mais Humana. Houve plantio de mudas de árvores, serviços de manutenção, orientações aos jovens para participar das ações do Portal do Futuro, confecção de Carteira de Trabalho, recreação e brincadeiras para as crianças, além de orientações sobre programas da Prefeitura e dicas de saúde.

A Regional Boqueirão e a Prefeitura vêm realizando trabalhos e atendimentos nesta área priorizada há mais de um ano. É uma aproximação entre a população e a gestão pública, diz o administrador da Regional Boqueirão, Augusto Meyer Netto.

Participar junto da gestão pública é gratificante, disse Maria Elizabete de Lima S. de Paula, que mora há mais de 37 anos no bairro e foi convidada a fazer o plantio de uma das dezenas de mudas que foram plantadas na margem do Rio Belém, na Rua Yassushi Mori.

Alícia, de 7 anos, e a prima Yasmin, de 6 anos, participaram do plantio de uma árvore. Eu sempre tive vontade de plantar uma árvore de verdade. Agora vou cuidar dela, pois fica do ladinho da minha casa contou Yasmin.

Aramis Cordeiro é membro do comitê do Programa Curitiba Mais Humana, além de ser presidente da Associação de Moradores do Boqueirão e da União das Associações de Moradores. Ele destaca que o bom relacionamento com a administração da Prefeitura de Curitiba, por meio da Regional Boqueirão, já permitiu diversos avanços no bairro. Primeiro tenho que agradecer a atenção dada pela Prefeitura e enfatizar que a chegada desses serviços aqui para a comunidade era necessária e já deu outra aparência. Sem contar que várias secretarias estão aqui na porta da casa das pessoas, disse Cordeiro.

Caixa postal comunitária

Uma das reivindicações apresentadas por Cordeiro no colegiado do Curitiba Mais Humana foi a instalação de uma Caixa Postal Comunitária em três pontos do bairro, que ainda tem problemas de logradouros, numeração irregular e acesso difícil para o trabalho dos carteiros. A Regional Boqueirão articulou a conversa com representantes dos Correios, que participaram do mutirão nesta sexta-feira.

Viemos a convite da regional ver de perto a realidade enfrentada pela equipe de mais de 20 carteiros que atendem a região. Neste momento a solução é implantar a Caixa Postal Comunitária. Já ajustamos com o presidente da associação de moradores, que irá nos indicar um local seguro e adequado para a instalação do armário explicou Ageu Félix da Silva, responsável dos Correios na região Sul de Curitiba.

Na área do esporte, equipes da Secretaria Municipal do Esporte Lazer e Juventude, da regional e do Portal do Futuro fizeram abordagens oferecendo e apresentado as diversas modalidades disponíveis no Portal do Futuro e outros equipamentos da Prefeitura na região.

As jovens Joice Aparecida G. de Oliveira, 15 anos, e Brenda Aparecida P. de Oliveira, 14, foram convidadas a participar de aulas experimentais na piscina do Portal do Futuro do Boqueirão e conferir as outras atividades esportivas disponíveis. Achei bem legal essa oportunidade de conhecer um pouco mais do que a Prefeitura faz e acho que será bacana participar. Vamos lá conferir, disse Joice.

O casal Almir de Azevedo Machado e Simone Bueno mora na margem do Rio Belém e acompanhou as melhorias feitas no rio. A retirada do grande volume de areia, terra, entulhos do rio e toda limpeza feita na margem melhorou muito as condições por aqui. Já diminui insetos, ratos e a vazão da água fica melhor, disse Almir.

Junto ao Sine Móvel, Dieikson Antonio do Santos, de 17 anos, recebeu orientações para tirar sua primeira carteira de trabalho. Vim da cidade de Mangueirinha, interior do Paraná, e estou há pouco tempo aqui. Minha irmã ficou sabendo do mutirão e vim na esperança de fazer a carteira e conseguir uma vaga. Faltou um documento, mas agora já sei como fazer e vai dar certo, comentou o jovem.

Sugestões

Além dos serviços oferecidos, a população preencheu formulários apontando sugestões aos representantes das secretarias. Mais que a manutenção feita no entorno do bairro e no Canal Belém, a Prefeitura quer identificar necessidades a partir das sugestões apresentadas e pensar em estratégias e soluções  para atender esses pedidos de forma a diminuir a vulnerabilidade e melhorar a qualidade de vida das pessoas disse Denilse Landuche, supervisora da Fundação da Ação Social (FAS).