Nesta segunda-feira (16) entra em operação a nova linha de ônibus P01-Ctba/Campo Magro, que fará ligação direta entre a capital e o município da Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

Esta é uma antiga reivindicação da população, que até agora precisava fazer integração no Terminal Santa Felicidade para chegar a Curitiba, diz o diretor de Transportes da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Cláudio Menna Barreto.

A P01-Ctba/Campo Magro foi criada para atender principalmente os passageiros que trabalham ou estudam em Curitiba. Por isso, no horário de pico, a oferta de ônibus será, em média, a cada 25 minutos.

A linha terá operação em dias úteis, com ponto inicial na sede do município e, sem passar pelo Terminal Santa Felicidade, o desembarque final será no Centro de Curitiba, na Rua Professor Fernando Moreira. A tarifa custará R$ 3,70, podendo ser paga em dinheiro ou cartão Metrocard.

As linhas P11-Campo Magro e P12-C. Magro (São Benedito), no bairro Lagoa da Pedra, continuarão operando com ligação até o Terminal Santa Felicidade, onde os usuários podem se integrar à rede de Curitiba e Região Metropolitana sem pagar nova passagem.

LINHAS

Também a partir de segunda-feira (16) as linhas P63-Ctba/Bateias e P64-Ctba/Cerne serão unificadas e passarão a se chamar P31-Cerne/Campo Magro. Esta linha não vai até Curitiba e seu ponto final será em frente à Prefeitura de Campo Magro. Ela terá operação diária e mais oferta de horários. A tarifa será reduzida para R$ 3,00, podendo ser paga em dinheiro ou cartão Metrocard.

E a partir de sábado (21), a linha P65-Ctba/Terra Boa passará a se chamar P32-Terra Boa/C. Magro, com ponto final na sede de Campo Magro. A linha terá operação aos sábados e domingos e a tarifa será reduzida para R$ 3,00, podendo ser paga em dinheiro ou cartão Metrocard.

PESQUISA

Algumas linhas percorrem grandes distâncias, como é o caso da P63-Ctba/Bateias (com deslocamento de 28,5 km), da P64-Ctba/Cerne (36 km) e da P65-Ctba/Terra Boa (69,5 km). Ao se calcular o valor da passagem se considera a distância percorrida, o número de passageiros e os custos operacionais. Como a demanda destas linhas é baixa, o custo real das tarifas da P63-Ctba/Bateias e da P64-Ctba/Cerne é de R$ 12,00 e da P65-Ctba/Terra Boa é de R$ 15,00.

Os estudos das alterações levaram em conta, além do equilíbrio econômico e financeiro das linhas, também o menor impacto para os usuários.

Segundo uma pesquisa, cerca de 70% dos passageiros destas linhas desembarcam em Campo Magro. Como a tarifa dos ônibus é de R$ 5,70, estes usuários terão uma economia, pois pagarão apenas R$ 3,00 para chegar até o Centro do município.

Outros 15% dos usuários, ao chegar em Curitiba, precisam pagar mais uma tarifa de R$ 3,70 para se integrar à rede de Curitiba. Com a mudança, os usuários poderão ir até à sede de Campo Magro e embarcar em uma linha que vai até o Terminal Santa Felicidade, onde poderão se integrar à rede de Curitiba, sem pagar uma nova passagem.

Os usuários de Cerne e Bateias que precisam se deslocar até Campo Largo continuam tendo à disposição as linhas urbanas de Campo Largo.