O primeiro cruzeiro entre Estados Unidos e Cuba fez parte do momento histórico que as terras de Fidel estão vivendo, na nova revolução que atinge a pequena ilha em forma de lagarto.

Brasileiros também vão fazer parte do Turismo, que agora ganha força maior com a queda das principais barreiras entre os Estados Unidos e Cuba, depois de mais de meio século de isolamento entre o povo cubano e o mundo ocidental.

Quem programou viagem para Miami pode curtir o novo cruzeiro Miami-Cuba no navio Adonia, da Fanthom, empresa que faz parte da dona dos mares, Carnival Cruises. As viagens acontecem duas vezes ao mês, até 23 de novembro, com tarifas começando em 2.320 dólares. O navio tem capacidade para 700 passageiros e coloca no roteiro passeios em Havana, Cienfuegos e Santiago de Cuba, já incluídos na tarifa.

PACOTES PARA BRASILEIROS
A MSC (www.msc-cruzeiros.com.br) coloca no mercado um pacote com aéreo entre São Paulo e Havana (voando Copa Airlines) e um cruzeiro de 7 noites no navio Opera, fazendo escalas na Jamaica, Ilhas Cayman e Cozumel. Tarifas a partir de R$ 3.929 por pessoa. A primeira temporada — de dezembro 2015 a abril 2016 – teve boa receptividade, o que fez a MCS programar mais um navio – o Harmony – para operar os cruzeiros regulares, a partir de 22 de novembro deste ano, até 8 de abril de 2017.

Quem preferir uma viagem mais sofisticada, pode optar pelo veleiro Star Flyer (starclippers.com) que vai estar operando os cruzeiros para até 170 passageiros a partir de janeiro e fevereiro de 2017, com duração de 7 ou 14 noites de duração, escalando em seis portos cubanos e, em algumas datas especiais, incluindo Cayman e St.Maarten. Quem comercializa as viagens em mares cubanos é a Qualitours, com tarifas iniciando em 3.260 dólares por pessoa.

VIAJANDO EM NAVIO MERCANTE
Imagine cruzar o Atlântico a bordo de um navio graneleiro, o maior do mundo, com 362 metros de comprimento e 65 de largura, ou enfrentando o Oceano Pacífico na coberta do Marco Polo ou no mais moderno Jules Verne, dois dos maiores navios de transporte comercial da empresa francesa CMA-CGM, que fazem a rota Europa e Ásia.

São muitas as companhias internacionais que oferecem a possibilidades de uma viagem diferente, como o grupo alemão Hamburg Süd, o japonês MOL (Mitsui OSK Lines) ou a célebre Grimaldi.

A legislação internacional permite embarcar até o limite de 12 passageiros e o número de turistas aceitos varia conforme a companhia e a rota escolhida. Algumas dessas companhias trabalham em linhas regulares, têm rotas e portos de escala com frequência similar às de qualquer navio de cruzeiro exclusivos para passageiros. Mas há também os chamados tramp ships, barcos vagabundos ou oportunistas, que não têm uma rota fixa e navegam sob encomenda e fazem carregamento de mercadorias em qualquer ponto exigido pelo contratante. As rotas, datas e horários podem ser mudados a qualquer momento, em função de prioridades e requisitos comerciais.

Milhares de navios mercantes, da carga geral, porta containers, graneleiros ou petroleiros, sulcam todos os dias os mares e oceanos do planeta. A indústria mundial da navegação de carga é gigantesca: conta com uma frota de mais de 100.000 (cem mil) unidades em serviço.

Assim, os turistas aventureiros podem fazer escala em portos importantes, destinos exóticos ou outros menos conhecidos, em um variado leque de opções. Cingapura é o maior porto do mundo em volume de carga anual, tanto em tonelagem quanto em número de containers. Shangai (China), Le Havre (norte da França), Nova York (USA) e Tóquio (Japão) recebem diariamente dezenas de navios cargueiros.

A bordo de uma dessas naves se pode chegar a qualquer lugar, inclusive aonde o navio é a única forma de conhecer determinados destinos. A travessia pode ser de uns dias, umas semanas ou até de alguns meses, se a vontade for de fazer a volta ao mundo.

Viagem para quem gosta de novidades: volta ao mundo em navio cargueiroNavios containers, graneleiros, petroleiros: é possível ser passageiro em rotas regulares ou deixar a vida levar, sem destino pré-estabelecidoObjeto do desejo de turistas nostálgicos, os carros em Cuba estão com dias contados

ARRUMANDO A MALA
Antes de iniciar a viagem é importante providenciar a documentação, entregando cópias dos documentos exigidos para embarque e desembarque: passaporte, vistos, vacinas, certificados médicos, seguros). Declarar material audiovisual evita ter que pagar novamente algum imposto ou até de ter os aparelhos confiscados. A moeda que circula varia segundo a nacionalidade do navio. O dólar, em bilhetes de valor menor, é a moeda mais prática.

Algumas vacinas seguem regras internacionais, podendo ser exigidas pelas autoridades locais de um país que se visita. Melhor ter um certificado internacional de vacinação. A vacina de febre amarela é a mais exigida e, mesmo que não seja obrigatória em alguns países, é recomendável a todos os viajantes que se destinam a zonas tropicais da África, América Central e do Sul, onde a enfermidade é endêmica.

Primeira regra ao embarcar em um navio mercante, é lembrar que se trata de espaço de trabalho e a bordo toda a tripulação está ocupada. É preciso respeitar todas as normas de segurança e não transitar pelas zonas onde se realizam as principais operações. O inglês é básico, importante para se expressar e para entender indicações e conselhos de segurança.

Idade não é problema: podem viajar desde crianças a partir de 5 anos, até idosos com 75 anos. A partir desta idade é exigido um certificado médico. Todas as companhias exigem seguro de assistência, acidentes, gastos médicos, repatriação e responsabilidade civil. Nos navios que admitem até um máximo de 12 passageiros, não há médico a bordo, apenas farmácia e enfermaria e os oficiais têm formação em primeiros socorros.

São poucos os camarotes destinados a alojar convidados e passageiros. A cabina pode ser individual ou compartilhada e geralmente têm as mesmas características das cabinas dos oficiais, variando de tamanho – e de conforto – conforme o tipo do navio. Geralmente são agradáveis, quase todas exteriores, equipadas com chuveiro. Os navios dispõem de uma pequena boutique para artigos de primeira necessidade e também de máquina de lavar e secadora de roupas.

As refeições são servidas no restaurante dos oficiais e seguem o ritmo imposto pelo serviço do momento. São três ao dia e seguem horários em função da nacionalidade do navio: café da manhã entre 7 e 8 horas; almoço às 12 horas e jantar a partir das 19 horas.

Os passageiros têm livre acesso às partes comuns do navio. Nos navios que realizam travessias de mais de 15 dias pode haver piscina, sauna, sala de ginásio, salão de televisão e vídeo e uma biblioteca. O acesso à ponte de comando é restrito, especialmente em algumas ocasiões e durante as manobras. Permissão é indispensável se houver vontade de conhecer o ambiente.

PERMANENCIA NAS ESCALAS
A permanência em um porto varia em função dos requisitos de carga e descarga.Pode ser de algumas horas ou de dias. É importante coordenar com os oficiais encarregados da possibilidade de descer nas escalas, e também planejar adequadamente o retorno ao navio. Muitas vezes o navio fica ancorado há milhas de distância e a descida em terra pode ser proibida. Outras vezes são as autoridades portuárias que não permitem o desembarque. O preço média da viagem, incluindo transporte, alojamento, refeições, fica entre 80 a 100 euros ao dia.

Finalmente, convém não esquecer que estará a bordo de um navio cargueiro, em condições de viagem muito diferentes daquelas encontradas em um cruzeiros turístico convencional. E convém não ter pressa: as vinte e quatro horas de navegação a bordo de um desses imensos navios cargueiros representa apenas uma hora de voo em avião.

INFORMAÇÃO
Páginas da internet permitem um acesso a informações preciosas. Tente www.freightercruises.com e www.seaplus.com A Grimaldi (www.grimaldi-freightercruises.com) é uma das mais procuradas. Acesse também a Mer et voyages (www.mer-et-voyages.info), que comercializa viagens em cruzeiros ou em navios cargueiros.

A Kapitän Peter Zylmann (www.zylmann.de) é empresa alemã, com informações também em espanhol. Há também a Euro Afrika, a Mitsui O.S.K. Lines, Geest Line, Hamburg Süd Group, Hapag-Lloyd, CMA-CGM, Catalina Cargo. O mundo das águas é infinito. Do Turismo também.