Cansaço, choro, sono, excesso de fumaça, poluição, bactérias e vírus estão entre diversos causadores de vermelhidão nos olhos. Embora as condições possam parecer rotineiras, a irritação constante na área pode ser indicativo de conjuntivite alérgica, reação frequentemente associada à rinite, comuns nesta época do ano.

A causa mais comum desse tipo de irritação é a alergia aos ácaros, que causam inflamação da conjuntiva, revestimento que cobre o olho para proteger de microrganismos, corpos estranhos e substância químicas, explica o alergista Diener Frozi. A dilatação de vasos na região é responsável pela vermelhidão, cita o especialista. Outros sinais da conjuntivite são coceira, inchaço, lacrimejamento e a fotofobia (sensibilidade à luz).

De acordo com o médico, os pacientes se confundem com outros tipos de conjuntivite, o que retarda a busca por atendimento especializado. Os sintomas são parecidos com os de conjuntivites virais e bacterianas, exceto pela ardência, que nos casos alérgicos tende a ser menos comum, salienta Frozi, que esclarece que o quadro de alergia não é infeccioso e, portanto, não é transmissível.

O diagnóstico é feito no consultório a partir da observação completa dos olhos e da análise do histórico do paciente. Nesse caso, o teste com antígenos inalantes é um exame complementar útil para confirmação. É importante observar que as condições clínicas podem variar de sintomas leves até quadros graves, que podem comprometer a visão. A alergia pode ser provocadas por fatores externos, como o uso de produtos de beleza e lentes de contato.

O paciente deve evitar o acúmulo de pó em cortinas, carpetes, tapetes e bichos de pelúcia. Lavar o olho com soro fisiológico e fazer compressas geladas aliviam a coceira. Em casos de crises, também podem ser indicados medicamentos para aliviar os sintomas, como colírios anti-histamínicos e antialérgicos por via oral.


Conheça os tipos de conjuntivite

Conjuntivite viral
– Doença altamente contagiosa causada por um micro-organismo que infecta a membrana que reveste o olho, causando dor, vermelhidão e secreção.
– A conjuntivite viral dura em média 7 dias, que é o tempo que o organismo leva para vencer o vírus, mas indivíduos que possuem um melhor sistema imune podem ficar curados em 5 dias e os que possuem o sistema imune mais debilitado pode demorar até 12 dias para ficar curado.

Conjuntivite bacteriana
– Também é altamente contagiosa e gera sintomas mais intensos. A secreção é mais espessa e semelhante ao pus. Deve ser tratada com colírios antibióticos.
– A conjuntivite bacteriana dura em média 8 dias, mas os sintomas começam a diminuir após o segundo dia do início do uso do antibiótico, mas para garantir a cura da doença deve-se utilizar o antibiótico pelo tempo determinado pelo médico mesmo que já não haja mais sintomas antes desta data.

Conjuntivite alérgica
– Não é transmissível e geralmente afeta indivíduos propensos a alergia como os portadores de rinite e de bronquite. Esta não é transmissível e ocorre mais vezes na primavera e no outono quando há muito pólen espalhado pelo ar. Ela também pode ser causada pela toma de medicamentos, (por efeito adverso) e a melhor forma de tratamento é parar de tomar o remédio causador da doença.
– A conjuntivite alérgica tem um tempo de duração muito variável, pois os sintomas da doença tendem a diminuir após o 2º dia do início da toma do anti-histamínico. Se o indivíduo não tomar este medicamento e continuar exposto àquilo que lhe causou alergia, é provável que os sintomas permaneçam por até 15 dias.
– Neste caso, a conjuntivite não é contagiosa e não há necessidade de afastamento da escola ou trabalho.

Como saber que tipo de conjuntivite tenho?
– O médico deverá ser capaz de identificar o agente causador da conjuntivite ao observar o indivíduo e os sintomas da doença, que são ligeiramente diferentes em relação à intensidade.

Tratamento para conjuntivite
– O tratamento para conjuntivite consiste em manter os olhos sempre secos e limpos. Recomenda-se usar lenços de papel descartáveis para secar os olhos e para limpá-los, lavar com água corrente ou com usar compressas de algodão embebidas em soro fisiológico. No caso da conjuntivite bacteriana (sintomas mais intensos) é necessários usar colírios antibióticos.

Cuidados importantes durante a conjuntivite
– Lavar o rosto e as mãos várias vezes ao dia.
– Manter os olhos sempre secos e limpos.
– Não partilhar nenhum objeto que entre em contato com o rosto, como sabonetes, toalhas, maquiagem, travesseiros e etc.