As universidades já começam a divulgar as datas dos concursos vestibulares deste ano. Hora dos alunos que estão se preparando para entrar na universidade intensificarem os estudos. E, é nesta reta final que também surgem dúvidas sobre qual é a metodologia mais eficaz de estudo: só ou em grupo.

Professores e pedagogos concordam em uma coisa: não existe um método único. Isso porque, cada aluno é um indivíduo e, como tal, tem as suas particularidades. E são estas as variáveis que devem ser considerada na hora de montar um esquema de estudo eficiente.

É importante analisar o comportamento e o desenvolvimento do estudo quando se estuda sozinho, comparando-o com desempenho individual do estudo em grupo. Para auxiliar nessa análise, deve-se considerar alguns aspectos relevantes de aproveitamento, tais como a capacidade de concentração, motivação e produtividade em ambas situações. Após analisar esses três pontos será possível fazer um bom diagnóstico sobre qual método é mais eficiente para cada um.

Para ajudar nesta reflexão, alguns professores exemplificam situações corriqueiras do dia a dia. Pessoas que preferem estudar sozinhas afirmam conseguir se manter focadas e concentradas com maior facilidade e por um período maior de tempo. Em contrapartida, é comum que essas mesmas pessoas vejam como desvantagem o desvio de atenção e a procrastinação. Pois como estudam sózinhas, não há quem acompanhe a evolução dos estudos.

Já no estudo coletivo, o ponto favorável está no aproveitamento de situações que permitem uma melhor fixação do conteúdo. Na medida em que, ao ensinar a um colega que não tenha entendido determindo conteúdo, o aluno faz a revisão e fixação do conteúdo visto na sala de aula.

No contexto relatado há melhoria também no alívio das tensões típicas dessa fase. Porém, os educadores ressaltam que não se pode esquecer da importância da concentração e do foco durante o estudo. Neste momento, mesmo em grupo, é necessário que se tenha disciplina para não se dispersar e desperdiçar o tempo, prejudicando a produtividade.


DICAS PARA MANTER A ROTINA E A DISCIPLINA DOS ESTUDOS

Aula dada é aula estudada
Para quem faz cursinho de manhã, a dica é estudar sempre a aula que teve no dia. Após as aulas, é necessário que o estudante estude as matérias que teve. Não deixe nenhuma matéria para depois.

Estude até o começo da noite
Para quem vai no cursinho pela manhã, o melhor é começar a estudar às 15 horas e manter os estudos até às 19 horas. Depois disso, é importante tirar uma hora, de preferência antes do jantar para ler jornais e revistas.

Estude de segunda a sábado
O estudante que consegue manter uma rotina de estudos de segunda a sexta, deve aproveitar o sábado para revisar o conteúdo visto durante a semana, principalmente a cerca de questões que tenham deixado dúvidas. O domingo deve ser de descanso. Já para aqueles que trabalham e fazem cursinho à noite, ou vão à escola pela manhã e ao cursinho à tarde, deve aproveitar o final de semana para estudar a matéria que teve durante a semana no curso pré-vestibular.

Não deixe de fazer redações
Tente escrever uma redação por semana. Se o estudante não está na escola ou cursinho, peça para um amigo ou familiar ler o texto, para apontar possíveis erros e acertos.

Resolva provas de vestibulares antigos
A partir do segundo semestre, o estudante pode, uma vez por semana, resolver, destinar até duas horas por dia para fazer questões de vestibulares passados. Essa é uma boa forma para conhecer o estilo da banca.

Revise o conteúdo perto dos vestibulares
A revisão para o vestibular deve ser feita de 3 a 4 semanas antes das primeiras fases das provas. A revisão para a segunda etapa deve ser feita assim que o candidato souber do resultado da primeira etapa do processo seletivo que está participando.

Simulados no dia da prova
O ideal é que o vestibulando faça um simulado por mês. Além de medir o seu conhecimento e saber as principais dúvidas, com o simulado o estudante também treina a situação de prova. Mesmo para quem estuda em casa, dá para simular. Baixe provas antigas e tente representar um dia de prova em casa.

O ato de estudar é solitário
O estudante precisa de um lugar calmo para estudar, sem interferências externas. Muitas vezes ficar em casa pode atrapalhar, por isso é recomendável que o estudante fique na escola, no cursinho ou em alguma biblioteca pública, para garantir a concentração.

Mantenha uma atividade física regular
É importante que o vestibulando separe uma hora do seu dia, de duas a três vezes por semana, para exercícios físicos.


UFPR divulga datas de provas
A primeira fase do Vestibular 2016/2017 será realizada dia 23 de outubro deste ano. Nesta etapa, os vestibulandos respondem a questões objetivas de conhecimentos. Na segunda fase — que ocorrerá dias 27 e 28 de novembro — serão aplicadas provas de compreensão e produção de textos, e provas específicas e de habilidades para os cursos em que houver essa exigência. O conteúdo programático de todas as áreas abordadas também já está disponível no site do Núcleo de Concursos. A inclusão de uma etapa a mais no processo do Vestibular 2016/2017 antecipou para outubro as provas da primeira fase do certame — tradicionalmente realizadas no mês de novembro. A partir desta edição, os candidatos passarão a ter acesso digital às provas discursivas corrigidas, com possibilidade de interpor recurso em caso de discordâncias.