GUILHERME GENESTRETI, ENVIADO ESPECIAL*
CANNES, FRANÇA (FOLHAPRESS) – O cineasta dinamarquês Nicolas Winding Refn, dos hiper-masculinos “Drive” (2011) e “Só Deus Perdoa” (2013), coou a testosterona em seu novo longa, “Neon Demon”, terror feminino ambientado no mundo da moda que estreou na competição oficial do Festival de Cannes.
“É um filme sobre encontrar a garota de 16 anos que existe dentro de cada homem”, disse Refn na coletiva que se seguiu à apresentação do filme. A garota em questão é a personagem principal do filme, a adolescente Jesse (Elle Fanning), aspirante a modelo no mundinho fashion de Los Angeles.
O horror fica por conta da dupla de modelos que invejam a ascensão de Jesse e a perseguem com instinto homicida, e do personagem de Keanu Reeves, o psicótico dono do motelzinho sujo em que vive a protagonista.
“Neon Demon” guarda algumas das marcas do diretor: as cores super-saturadas, os planos hiper-estilizados e a trilha sonora marcante à base de sintetizadores. Mas com uma boa dose de terror gore: não falta sangue escorrendo nos corpos lisinhos das modelos do filme e uma cena de necrofilia.
“Morte e sexo ficam como uma coisa só”, disse Refn, que procurava fazer um filme sobre a obsessão pela beleza. “Construo as cenas de forma instintiva. Sexualizo tudo o que há em volta, pensando no que me excita. Los Angeles é uma cidade eroticamente perigosa.”
“Neon Demon” foi mal recebido pelos jornalistas que lotaram a sessão de imprensa: muitos abandonaram a projeção. Quem resistiu vaiou -um dos três longas da competição mal recebidos em Cannes; os outros dois foram “Personal Shopper”, de Olivier Assayas, e “The Last Face”, de Sean Penn.
Apesar da recepção negativa do filme, contudo, Refn se firma como um dos diretores dinamarqueses de obra mais marcante do cinema atual -o que inevitavelmente desperta comparações com o conterrâneo Lars von Trier.
“Lars, Lars, Lars”, Refn balançou a cabeça, rindo. “A última vez que o vi ele estava tentando convencer minha mulher a transar com ele. E eu disse: vá se foder.”

( * ) O jornalista GUILHERME GENESTRETI se hospeda a convite do Festival de Cannes