SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Por temor ao vírus da zika, a badalada seleção norte-americana de natação mudou os planos de sua aclimatação para os Jogos Olímpicos do Rio, em agosto.
A USA Swimming (federação de natação do país) cancelou a passagem por Porto Rico, que seria base de preparação final do grupo antes da viagem para o Brasil.
O diretor da seleção, Frank Busch, comunicou nesta quinta-feira (20) aos treinadores sobre a mudança.
Segundo a agência de notícias Associated Press, Porto Rico já soma centenas de casos e uma morte confirmada devido ao vírus.
“Eu acho que [a mudança] foi o mais prudente a fazer”, disse Bob Bowman, técnico de Michael Phelps, à agência.
Phelps, dono de 22 medalhas olímpicas, das quais 18 de ouro, será um dos destaques da seletiva nacional que ocorrerá no final do próximo mês em Omaha e definirá o time.
Agora, a natação norte-americana fará um período final de preparação em Atlanta, provavelmente entre 22 e 30 de julho, quando aí partirão para o Rio de Janeiro.
“A saúde e segurança de nossos atletas é a principal responsabilidade e prioridade da USA Swimming”, disse o porta-voz da entidade, Scott Leightman.
Duas partidas da MLB (liga profissional norte-americana de beisebol) que seriam realizadas nos dias 30 e 31 em San Juan, capital de Porto Rico, foram canceladas, também por causa do zika. Elas acabaram remanejadas para Miami.