O técnico do Atlético Paranaense, Paulo Autuori, aproveitou a entrevista coletiva dessa sexta-feira (dia 20) para discutir um tema muito comentado mas pouco explicado pela imprensa esportiva brasileira: a pressão alta na marcação.

Durante a entrevista, Autuori foi perguntado sobre o modelo desejado por ele no Brasileirão 2016 é o Atlético atuando em um bloco compacto, com no máximo 30 metros (a distância entre a linha de defesa e o atacante), como ocorreu no primeiro tempo contra o Palmeiras. Um bloco compacto tanto defensivo como ofensivo. É o que queremos, disse.

Há uma contradição em termos de análise no futebol brasileiro. Hoje todo mundo fala em pressionar alto. Quando a equipe sofre bola longa nas costas falam dizem: tá fazendo linha burra. Quando fala isso está sendo pouco inteligente ou tem pouca capacidade de análise. É impossível presionar alto e ficar com a linha defensiva baixa. Se fizer isso, a equipe vai ficar larga. Para pressionar alto, na saída de bola do adversário, a equipe tem que estar compacta. O ataque vai ter que subir, o meio campo também e a defesa idem, declarou.

No entanto, Autuori afirmou que a equipe não usará apenas pressão alta. Há maneiras de se marcar: intermediaria, média, bloco baixo. A equipe tem sido trabalhada nesse sentido e sabe a postura que deve ter em todas as circunstâncias, disse.

Durante a entrevista, o treinador demonstrou tranquilidade e pediu um debate mais qualificado sobre questões táticas. É uma discussão boa. Precisamos refletir mais. Tem que ter argumentos para explicar as coisas e deixar clichês de lado, argumentou.