Doze equipes formadas por estudantes de seis escolas municipais de Curitiba e do Instituto Federal do Paraná (IFPR) participam neste sábado (21) do Torneio de Robótica da Secretaria Municipal da Educação. A competição acontecerá das 9h às 16h, na Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag, no Cajuru. A competição servirá para identificar, valorizar e divulgar as práticas educacionais das equipes integradas ao projeto de Robótica que usa kits tecnológicos.

Estudantes de 9 a 15 anos apresentarão robôs para cumprir os desafios denominados Seguidor de Linha e Sumô de Robô. Tudo deverá ser feito em dois minutos e meio. Participarão do torneio equipes das escolas municipais Caic Cândido Portinari (CIC), Coronel Durival Britto e Silva (Cajuru), Julia Amaral Di Lenna (Boa Vista), Papa João XIII (Portão), Prefeito Omar Sabbag (Cajuru) e São Miguel (CIC). Também participará a equipe formada por estudantes da rede municipal de Altas Habilidades/Superdotação do IFPR. As três equipes com as melhores pontuações receberão certificados e medalhas.

Será a terceira edição do torneio da rede municipal de ensino. O torneio é uma experiência criativa, um momento em que os competidores são desafiados a investigar problemas e buscar soluções inovadoras para situações da vida real como programar robôs para cumprir as missões propostas na competição, diz a secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo.

As equipes de robótica das escolas da rede têm participado de torneios e olimpíadas promovidos por instituições locais, de outros estados e países. Usam kits tecnológicos com peças da LEGO de robótica para montar e programar os robôs. Por meio do projeto de robótica, o estudante entra em contato com a educação tecnológica que o prepara para criar e resolver problemas, bem como para usar os vários tipos de tecnologia de forma racional, eficiente e significativa, diz a coordenadora de Educação Integrada da Secretaria Municipal da Educação, Eliane Butenas.

A equipe Conectados, da Escola Municipal Coronel Durival de Brito e Silva, no Cajuru, já é veterana em torneios e participará da competição com duas missões: desenvolver os desafios propostos e compartilhar com os colegas a experiência vivenciada durante a etapa mundial do World Festival, realizado no início deste mês em Saint Louis, nos Estados Unidos.

A equipe é formada pelos estudantes Pedro Roberto Vieira, Ligia Alves Coelho, Elisa França Ribeiro, de 12 anos; Pedro Saragiotto, Amanda Alves da Silva, Maria Eduarda Godinha de Mello da Costa, de 13 anos e Milena Izabel Teixeira, de 14 anos e pela professora e técnica da equipe, Desiree Silva Lopes.

Os Conectados se classificaram em 46.º lugar nos desafios com o robô e a pesquisa sobre o reaproveitamento da goma de mascar, fruto da investigação desenvolvida pelos estudantes sobre o tema Trash Trek (caminhos do lixo). “Foi uma experiência de muitas emoções vividas no Mundial. Acredito que todos os esforços foram realizados para que as crianças tivessem essa oportunidade. Essa viagem ficará guardada na memória de todos como uma importante vitória e o início de uma nova trajetória que nos dá muito orgulho”, disse Elisa Ribeiro.

O torneio proposto é uma estratégia da Secretaria Municipal da Educação para o desenvolvimento de diferentes aprendizagens, utilizando os kits tecnológicos para criar e desenvolver a compreensão de mecanismos elementares de maneira criativa e motivadora. Com a robótica, alunos e professores aprendem juntos conteúdos de física, química, biologia e matemática, com mais inovação, criatividade e raciocínio lógico. Sem falar no incentivo para que os alunos escolham carreiras nas áreas de engenharias e tecnologias, destaca também a professora Leila Márcia da Silva, técnica da equipe de Altas Habilidades.