Atlético Paranaense e Atlético Mineiro empataram em 1 a 1 na Arena da Baixada, nesse domingo (dia 22) de manhã, pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo foi marcado por polêmicas da arbitragem. O gol do Galo foi em pênalti duvidoso. No lance, aos 30 minutos do 2º tempo, a bola bateu no braço do zagueiro Cleberson. No entanto, em jogada semelhate, aos 16 do 2º, ele não marcou pênalti para o time paranaense, em chute de Nikão no braço de Rafael Carioca.

Clique aqui para ver a galeria de fotos do jogo.

O atacante Walter também reclamou de pênalti não marcado aos 35 do 2º, quando caiu ao dividir na área. Antes dessas polêmicas, aos 35 minutos do 1º tempo, o técnico do Atlético, Paulo Autuori, foi expulso após reclamar de um escanteio. Ele ficou minutos discutindo com dois integrantes do quarteto de arbitragem. A dupla pediu ajuda de policiais para retirar o treinador do gramado.

A torcida protestou contra a arbitragem a maior parte do jogo. Após o apito final, foi arremessado um objeto em direção ao quarteto de arbitragem. Se o fato for relatado na súmula da partida, o clube corre risco de perder mando de campo em julgamento no STJD.

O Atlético vinha de cinco vitórias consecutivas na grama sintética da Arena (sobre Dom Bosco, Coritiba, Paraná, Brasil-RS e Londrina).

O atacante André Lima marcou um gol na partida e chegou à marca de nove em 2016. Ele é o artilheiro do time na temporada – o vice-artilheiro é o meia Vinícius, com cinco gols. André Lima atuou em 22 dos 26 jogos do clube na temporada. Foi titular em 10 partidas e entrou como substituto em 12.

Autuori completou 17 jogos no comando do Atlético-PR, agora com 8 vitórias, 4 empates e 5 derrotas.

No total dos 90 minutos, o Atlético-PR teve 49% de posse de bola, 8 finalizações (3 certas), 89% de precisão nos passes e 5 escanteios. O Atlético-MG somou 22 finalizações (9 certas), 91% nos passes e 13 escanteios.

Na partida, o Atlético-PR não tinha Paulo André, Deivid e Vinícius, lesionados, além de Léo, suspenso. Jadson, que não renovou contrato, ficou fora da relação para o jogo. Por opção do técnico, Vilches não ficou nem no banco. Walter foi poupado e começou no banco.

Já o Atlético-MG estreou o técnico Marcelo Oliveira e não contava com Luan, Leandro Donizete, Lucas Pratto, Leonardo Silva, Júnior Urso e Robinho.

Os dois times começaram com marcação avançada, tentando dificultar a saída de bola adversária. O Furacão fez 1 a 0 já aos 9 minutos – Ewandro cruzou e André Lima chutou. Depois disso, o Galo tomou conta do jogo, empurrou o adversário para trás e criou sete boas jogadas ofensivas. O time mineiro, porém, falhou nas finalizações. Nesse período, a equipe paranaense praticamente só se defendeu – e sofreu.

No primeiro tempo, o Furacão teve 55% de posse de bola, 4 finalizações (2 certas), 87% de precisão nos passes e 3 escanteios. O Galo somou 12 finalizações (4 certas), 90% nos passes e 6 escanteios.

No intervalo, Dátolo entrou na vaga de Patric. O segundo tempo começou com o Galo dominando, mas com o Furacão levando perigo nos contra-ataques. Aos 22, saiu André Lima e entrou Walter. Aos 30, saiu Ewandro e entrou Marcos Guilherme.

Aos 31, o empate do Atlético-MG, em cobrança de pênalti de Cazares. Aos 41, Anderson Lopes entrou no lugar de Nikão.

ATLÉTICO-PR 1 x 1 ATLÉTICO-MG
Atlético-PR: Weverton; Eduardo, Cleberson, Thiago Heleno e Sidcley; Otávio, Hernani, Nikão (Anderson Lopes), Pablo e Ewandro (Marcos Guilherme); André Lima (Walter). Técnico: Paulo Autuori
Atlético-MG: Victor; Marcos Rocha, Edcarlos, Erazo e Douglas Santos; Rafael Carioca, Eduardo (Carlos Eduardo), Patric (Dátolo) e Cazares; Clayton e Carlos (Iuri). Técnico: Marcelo Oliveira
Gols: André Lima (9-1º) e Cazares (31-2º)
Cartões amarelos: Eduardo (CAM). Eduardo, Hernani, Pablo (CAP).
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)
Público: 11.804 pagantes (13.527 total)
Renda: R$ 213.880
Local: Arena da Baixada

PRINCIPAIS LANCES
9 – Gol do Atlético-PR. Ewandro cruza da esquerda. André Lima se atira e chuta no canto.
16 – Clayton aproveita bola perdida e chuta de fora da área. A bola vai sobre o gol.
19 – Cazares invade a área e cruza. Clayton finaliza. A defesa tira.
27 – Douglas Santos cruza. Carlos sobe sozinho e cabeceia no centro do gol. Weverton segura.
29 – Cazares bate escanteio. Carlos sobe mais que a zaga e cabeceia sobre o gol.
31 – Sidcley recebe na área e chuta cruzado. Victor espalma para escanteio.
32 – Nikão bate escanteio. Thiago Heleno cabeceia ao lado do gol.
35 – Marcos Rocha tabela com Clayton, recebe na área e chuta sobre o gol.
46 – Douglas Santos chuta de fora da área. Weverton espalma no cantinho.
47 – Cazares invade a área e chuta. Thiago Heleno tira.

Segundo tempo
3 – Ewandro chuta de fora da área. Victor espalma no cantinho.
12 – Do campo de defesa, Pablo vê Victor adiantado e chuta. A bola vai ao lado.
16 – Nikão dribla, invade a área e chuta. A bola bate no braço de Rafael Carioca. O Atlético-PR pede pênalti.
27 – Rafael Carioca chuta de longe. Weverton espalma no canto.
30 – Cazares sai na cara do gol e chuta. Weverton abafa.
31 – Gol do Atlético-MG. Cruzamento para a área. A bola bate no braço de Cleberson. O árbitro marca pênalti. Cazares bate no ângulo. Weverton não alcança.
33 – Cleberson erra passe na defesa. Carlos Eduardo invade a área e chuta. Weverton espalma.
34 – Douglas Santos chuta sobre o gol, de fora da área.
35 – Walter cai na área ao dividir com a zaga e pede pênalti.
42 – Eduardo bate escanteio. Thiago Heleno marca de cabeça. O árbitro anula, por falta de Thiago Heleno.