O Coritiba saiu na frente, mas perdeu fôlego e perdeu para o Santos por 2 a 1, de virada, na manhã deste domingo (22), na Vila Belmiro, em Santos. O time paranaense saiu na frente, cm Kleber, e levou dois gols na etapa final – o segundo deles, aos 52 minutos. A partida era válida pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O jogo ganhou contorno dramático porque, como o árbitro fez uma parada técnica para reidratação dos jogadores, devido ao calor na Vila Belmiro, o segundo tempo teve 7 minutos de acréscimos. O segundo gol do Santos foi marcado pelo veterano volante Reanto, que estava com câimbras e apenas caminhava em campo.

Na primeira rodada, no Couto Pereira, o time coxa-branca derrotou o Cruzeiro por 1 a 0. Com isso, a equipe paranaense soma 3 pontos após duas rodadas na competição.

O gol coxa-branca foi marcado pelo atacante Kleber. Foi o 2º dele no Brasileirão e o 16º em 16 jogos neste ano. Em 2016, o Gladiador anotou mais gols que nos três últimos anos da carreira: foram 7 em 2013, 7 em 2014 (pelo Grêmio) e 1 em 2015 (pelo Coritiba, contra o Flamengo).

O Coritiba volta a campo nesta quarta-feira (25). Receberá o São Paulo, no Couto Pereira, pela 3ª rodada do Brasileirão.

Jogo

Além dos desfalques mais antigos (Ceará, Amaral, Juan, Dudu), o Coritiba estava também sem o atacante Vinícius, que se machucou contra o Juventude, na quinta (19), pela Copa do Brasil. Leandro entrou em seu lugar e ocupou a meia-ponta-direita. Ruy ficou centralizado e o venezuelano Gonzalez caiu pelo lado esquerdo.

Com essa formação, o Coritiba passou quase 20 minutos sem produzir nada no ataque. Ao menos, também não deixou o Santos produzir. Isso até que Leandro recebeu de Dodô e cruzou rasteiro para a pequena área. Ninguém cortou e Kleber completou para dentro, marcando 1 a 0 para os coxas-brancas. O primeiro gol era também a primeira finalização da partida. Cinco minutos após o gol, numa jogada semelhante, Dodô cruzou rasteiro para a pequena área. Mas Leandro não era Kleber e não conseguiu finalizar. Leandro ainda chegou a mandar uma bola no travessão.

O Santos, por sua vez, reclamou de dois gols anulados por impedimento. No primeiro deles, Joel – que chutou na trave – estava em condição legal, mas Gabriel – que marcou no rebote – não estava. No segundo, Thiago Maia estava impedido quando cruzou para Joel marcar. O primeiro tempo se encerrou com três finalizações apenas, sendo três do Coritiba (uma certa, uma no travessão e uma para fora) e uma do Santos (bloqueada). O time paranaense ficou com a bola por 39% do tempo. A gente podia ter matado o jogo. Teve oportunidade. Tem que aproveitar, disse Kleber, ao fim do primeiro tempo.

Na etapa final, o Coritiba tentou jogar da mesma forma. Mas já não tinha tantas forças para segurar o Santos. O time paulista exigiu mais trabalho do goleiro Wilson, chegou a mandar uma bola na trave – Joel estava impedido e o lance acabou anulado. E sofreu um gol de falta, de Vitor Bueno, aos 17 minutos.

Em seguida ao gol, o técnico Gilson Kleina trocou Ruy por Thiago Lopes no meio-de-campo. Depois, tirou Alan Santos para colocar Ícaro. Mesmo assim, o time não atacava mais. Aos 35 minutos, Kleina trocou Kleber por Guilherme Parede. O Coritiba, que só arrematou uma vez em toda a segunda etapa, ainda viu o adversário perder dois gols na pequena área – Gabriel errou um e Rafael Marques salvou outro. E, no fim, não conseguiu segurar. Renato, livre, marcou de cabeça aso 52 minutos.

No jogo, o Coritiba finalizou quatro vezes (uma certa, uma na trave e duas erradas), contra 11  (cinco certas) do Santos. O time paranaense teve 41% de posse de bola e 83% de eficiência nos passes. 

 

Santos 2 x 1 Coritiba

Santos

Vanderlei; Victor Ferraz, David Braz, Gustavo Henrique e Zeca; Thiago Maia, Renato, Vitor Bueno (Mateus Nolasco) e Lucas Lima (Paulinho); Gabriel e Joel (Ronaldo Mendes). Técnico: Dorival Júnior

Coritiba

Wilson; Dodô, Rafael Marques, Juninho e Carlinhos; Alan Santos (Ícaro), João Paulo, Ruy (Thiago Lopes) e Cesar Gonzalez; Leandro e Kleber (Guilherme Parede). Técnico: Gilson Kleina

Gols: Kleber (19-1º), Vitor Bueno (17-2º), Renato (52-2º).

Cartões amarelos: Alan Santos, Victor Ferraz, Zeca, Kleber, Vitor Bueno, Gustavo Henrique, Ronaldo Mendes

Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro

Renda: R$ 212.190

Público: 7.472 (pagante)

Local: Vila Belmiro, domingo

 

Lances do jogo

Primeiro tempo

18 – Vitor Bueno cobra falta lateral. A bola vai ao gol e Wilson defende

19 – Gol do Coritiba. Leandro recebe de Dodô na linha de fundo e cruza rasteiro. Kleber completa na pequena área

24 – Dodô recebe de Kleber e cruza rasteiro para a pequena área. Leandro não consegue finalizar

26 – Lucas Lima acha Joel na área. Ele chuta na trave e Gabriel marca no rebote. O árbitro anula, anotando impedimento de Joel

29 – Ruy acha Cesar Gonzalez livre na área. Ele toca para Leandro, que tenta encobrir Vanderlei. A bola bate no travessão e sai

37 – Lucas Lima cruza. Gabriel não alcança pelo alto. Renato fica com a bola e bate cruzado. Rafael Marques afasta

38 – Zeca lança para a área. Thiago Maia cruza rasteiro e Joel marca. O árbitro flagra impedimento de Thiago Maia

42 – Leandro recebe na meia-lua. Alan Santos entra em sua frente e tenta chutar. A bola vai fraquinha para fora

Segundo tempo

1 – Gabriel cruza da direita. Gustavo Henrique cabeceia por cima

7 – Ruy cruza. A bola vai direto a gol e Vanderlei pega

11 – Gabriel cruza para a pequena área;. Wilson sai pelo chão e pega antes da chegada de Joel

14 – Após passe de Renato, Joel chuta na trave. O árbitro flagra impedimento de Joel

15 – Gabriel dribla Carlinhos, corta Juninho e bate a gol. Wilson pega

17 – Gol do Santos. Rafael Marques derruba Vitor Bueno. A 30 metros do gol, Vitor Bueno cobra a falta e acerta o canto direito

21 – Paulinho chuta de fora da área. Wilson pega

22 – Após cruzamento, Alan Santos cabeceia para fora

26 – Victor Ferraz cruza da direita. Ronaldo Mendes escora e Gabriel, na pequena área, finaliza mal

31 – Após cruzamento de Victor Ferraz, Zeca tenta de voleio. A bola chega a Paulinho, que, na pequena área, finaliza em cima de Rafael Marques

50 – Mateus Nolasco cruza rasteiro. Ronaldo Mendes manda para fora

52 – Gol do Santos. Victor Ferraz cruza da direita. Renato sobe sozinho e cabeceia à esquerda de Wilson