Seja na pintura, objetos ou nos tecidos, o preto é, sem nenhuma dúvida, uma das cores mais procuradas e interessantes para ser usada na decoração. Basta dosá-lo e você terá um ambiente mais aconchegante e acolhedor, desmistificando a teoria de que a cor funciona como um sinônimo de tristeza, monotonia e negatividade.

De acordo com a arquiteta Daniela Barranco Omairi, o efeito dramático que surge com a utilização do preto pode facilmente ser desfeito com o uso de objetos diversos que suavizam o espaço. O conceito do preto remete à noite e ao vazio, por esse motivo, exige o acompanhamento de tons neutros e com elementos de cores vivaspara criar um contraste visual e deixar o ambiente com um aspecto confortável, afirma.

Por fim, a profissional pontua que se a ideia de utilizar o preto em grandes espaços assusta, o ideal é começar apenas com alguns acessórios, afinal, basta um toque da cor para conseguir um resultado imediatamente apelativo.


Valterci Santos

ORIGINALIDADE E PERSONALIZAÇÃO
A Formighieri Pisos e Decks recebeu convidados para apresentar o workshop Tingimento e manutenção de pisos de madeira, em parceria com a Bona Brasil. Durante o evento os profissionais foram surpreendidos com as novidades e vantagens em conservação e personalização dos pisos de madeira pelo sistema oleado, que já conquistou mais de 40% do mercado europeu. Ao final da palestra, uma requintada mesa de queijos e vinhos finalizou o encontro em grande estilo. Na foto a gestora de relacionamentos da Formighieri, Thassiana Formighieri, e os arquitetos Luiz Maingué e Juliana Cesar.


Daniel Castellano

DÉCOR HOSPITALAR
O novo Hospital Ônix, do grupo Clinipam, foi inaugurado no último dia 23 e apresenta a Curitiba um projeto de interiores que buscou se descaracterizar das decorações hospitalares tradicionais: o décor é assinado pelas arquitetas Luciana Olesko e Maria Fernanda Lorusso, que seguiram uma linha contemporânea e que preza pelo aconchego e humanização – características que buscam acelerar a melhora do paciente. As profissionais já acompanham o grupo Clinipam há 13 anos, em projetos de sedes novas e reformulação das existentes. Na foto, as arquitetas Luciana e Maria Fernanda.