SÓ PODE SER PUBLICADO NA ÍNTEGRA E COM ASSINATURA
SÉRGIO ALPENDRE
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Uma entre tantas qualidades de “Jogo do Dinheiro”, quarto e melhor longa dirigido por Jodie Foster, é a capacidade de prender nossa atenção. São 98 minutos em que não desgrudamos os olhos da tela, apesar (ou antes, por causa) dos acontecimentos bizarros que se acumulam durante a projeção.
É uma virtude que os filmes de Hollywood apresentavam com certa frequência até meados dos anos 1990, mas que nos últimos anos tem se tornado cada vez mais rara, a ponto de ser necessário destacá-la.
Na trama, George Clooney é Lee Gates, apresentador arrogante e mulherengo de um programa de dicas para investimentos financeiros. O astro está caricatural no início, mas de certo modo é o que o personagem pede.
Fiel à lei implícita de que quase tudo nos Estados Unidos deve ser tratado como espetáculo, Lee realiza coreografias desengonçadas, ensaia versos de rap e esmurra botões que ativam pequenas piadas visuais.
Então, Kyle Budwell (Jack O’Connell), um entregador, invade o estúdio com um colete cheio de explosivos e obriga o apresentador a colocá-lo. Carrega numa mão um detonador e na outra um revolver, e por isso consegue que façam tudo o que quer.
Sua motivação é simples: vingança. Ao seguir um dos conselhos de Lee, Kyle perdeu todas as suas economias. Mas ele não quer o dinheiro de volta. Seria pouco. Quer humilhar Lee em rede nacional. Ao menos é o que pensamos inicialmente.
Dentro da cabine dos monitores está a diretora do programa, Patty Fenn (Julia Roberts), também implicada na situação e com quem Lee tem uma relação temperada por uma disfarçada atração, além de certa intolerância mal explicada, que normalmente esconde uma paixão.
A engenhosidade do roteiro de Jamie Linden, Alan DiFiore e Jim Kouf é valorizada pela direção segura de Foster. Os caminhos narrativos são quase sempre muito bem construídos e filmados.
“Jogo do Dinheiro” é surpreendentemente um dos maiores filmes americanos de 2016.

JOGO DO DINHEIRO (Money Monster)
DIREÇÃO: Jodie Foster
ELENCO: George Clooney, Julia Roberts, Jack O’Connell
PRODUÇÃO: EUA, 2016
QUANDO: estreia nesta quinta (26)