RONALD LINCOLN JR. RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – A expectativa de conseguir uma vaga de trabalho levou milhares de pessoas a um mutirão de empregos realizado nesta quarta-feira (25) pelo Sescon-RJ (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Rio), no Largo da Carioca, centro da cidade. O cadastro de trabalhadores começou às 9h, mas três horas antes já havia gente na fila, em busca de uma das 5.000 vagas de emprego prometidas pelos organizadores do mutirão.

Eram pessoas como Ricardo Dias, 33, que mora em um abrigo da prefeitura na Central do Brasil. Ficou sabendo da oferta de vagas na própria Central e imediatamente se deslocou para o Largo da Carioca. Dias chegou à fila às 10h, vestindo camisa polo, calça jeans e chinelos, com todos os documentos no bolso. Seu último trabalho foi há quatro meses, como auxiliar de pedreiro.

“Avisaram que aqui estava dando emprego e vim. Espero conseguir alguma coisa para eu poder alugar uma quitinete e sair do abrigo”, disse à reportagem. Roseana Oliveira, 43, chegou um pouco antes de Dias. Ela está há dois anos desempregada, fazendo “bicos”. À procura de uma vaga de copeira, saiu da favela de Rio das Pedras, na zona oeste, às 7h para enfrentar a longa fila. Às 16h, ainda não tinha sido atendida.

“Tenho que arrumar logo alguma coisa, estou há dois anos desempregada, só fazendo faxina e passando roupa”, contou. Até meio-dia, mais de 2.000 pessoas já haviam feito o cadastro. Entre elas, gente de municípios da Região Metropolitana e do interior do Estado, segundo o diretor do Sescon, Hélio Donin Junior.

“A quantidade de pessoas superou a nossa expectativa. Até divulgamos o mutirão em nosso site, mas o grande fator [de atração] é a crise financeira, o alto índice de desemprego no país”, afirmou. O cadastro no Largo da Carioca terminou nesta quarta-feira, mas ainda é possível concorrer às vagas se inscrevendo no banco de talentos do site do Sescon-RJ.