THIAGO AMÂNCIO SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um avião foi furtado na manhã desta quarta-feira (25) em pleno Aeroporto Internacional Marechal Rondon, na região metropolitana de Cuiabá (MT). O monomotor pertence à TV Centro América, afiliada local do Grupo Globo.

De acordo com a Polícia Federal, os bandidos arrombaram a porta do escritório anexo ao hangar onde estava a aeronave, modelo Cessna 210L, com capacidade para cinco passageiros. Lá, além das chaves do avião, furtaram o equipamento que guardava as imagens captadas pelas 16 câmeras do local. A PF investiga o crime e suspeita que mais de uma pessoa esteja envolvida no furto, pelo peso da porta do hangar.

A hipótese principal é que a aeronave tenha sido roubada para ser usada no tráfico internacional de drogas. Pelas suas características – sobrevoa em baixa altitude -, pode ser utilizada para arremessar pacotes de entorpecentes do alto. Segundo a direção da TV Centro América, os ladrões fizeram um plano de voo em nome do piloto, que dava aulas de pilotagem no local, em direção a Cáceres, na fronteira com a Bolívia.

O sumiço foi percebido quando o piloto chegou ao hangar na manhã desta quarta, e um colega estranhou a presença dele, afirmando que viu o veículo decolar pouco antes. É o único avião da TV, e era usado sobretudo para fazer filmagens aéreas, segundo a direção do canal. A aeronave foi adquirida em 1997. Hoje, uma do mesmo modelo pode ser encontrada por até R$ 700 mil em sites de venda na internet.