BERNARDO GENTILE
RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – Após estrear com vitória, o Fluminense passa por um momento de instabilidade no Campeonato Brasileiro. O empate em casa com o Santa Cruz e a derrota para o Palmeiras, na noite desta quarta-feira (25), impediram a equipe de ocupar o topo da tabela de classificação. E o time já identificou onde precisa melhorar para não sofrer na competição em 2016.
Alguns pontos serão trabalhados pelo técnico Levir Culpi. O primeiro é o ajuste na marcação, que muitas vezes ainda não se encontra da forma como o treinador gosta. Falta agressividade no combate, algo mais parecido com que o Atlético-MG fazia sob seu comando. Além disso, o treinador quer uma bola parada mais forte. Tanto ofensiva, quanto defensivamente.
Foi justamente o que se viu em campo diante do Palmeiras, quando o Fluminense dominou no primeiro tempo e teve grandes oportunidades para abrir o placar com jogadas de falta. Isso só não ocorreu porque Fernando Prass esteve inspirado e evitou ao menos dois gols. No segundo, a equipe carioca falhou defensivamente na mesma jogada. Em cruzamento, Vitor Hugo subiu livre e fez o primeiro.
O gol abriu a porteira, e o Fluminense ficou desnorteado. Foi o suficiente para o Palmeiras ampliar no minuto seguinte, com Alecsandro. A falta de reação após o gol é mais um fator a ser trabalhado pelo time. Levir Culpi comentou a situação em coletiva de imprensa após o jogo.
“O jogo foi definido pela competência nas finalizações. Não tenho certeza, mas acho que nós tivemos mais chances do que o Palmeiras para finalizar. Eles tiveram mais competência. Então, tiveram o mérito da vitória”, disse o treinador após a derrota em São Paulo.
“Me chateou muito [levar gol de bola parada]. Por mais que se treine, não tem o domínio da situação. É a jogada mais difícil da partida. Nosso time é muito bom, tem jogadores altos e que cabeceiam bem. Estávamos preparados, mas isso deixou a desejar. A nossa bola parada é melhor, mas eles foram mais eficientes”, completou o treinador.
Com quatro pontos, o Fluminense é o 13º do Campeonato do Brasileiro. A equipe volta a campo neste domingo (29), quando medirá forças com o Botafogo, no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.