A sede do Diretório Estadual do PMDB em Curitiba amanheceu pichada ontem. Um grupo de manifestantes contrários ao governo do presidente interino, Michel Temer (PMDB/SP) que se reuniu na praça Rui Barbosa e seguiu em marcha até a rua Vicente Machado, onde fica o prédio colou cartazes com dizeres Fora Temer e Temer Golpista no local. 

Uma das paredes do diretório foi pichada com as frases feminismo é revolução e Cultura Resiste. O PMDB paranaense é presidido pelo senador Roberto Requião, que votou contra a admissibilidade do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). O irmão de Requião, Maurício Requião (PMDB), foi nomeado por Dilma para um cargo de conselheiro da Itaipu Binacional. Já o sobrinho do senador, deputado federal João Arruda (PMDB), votou favoravelmente ao impeachment da petista.

Pelas redes sociais, Requião comentou o ato contra a sede do partido. Viadinhos se dizendo do PC do B pixam (sic) sede do PMDB PR com ditos contra homofobia. Enganados, não somos homofobicos, amamos vcs, ironizou o dirigente. Serviço de informações PMDB PR informa que foi um militante gay de codinome ‘LACOSTE’ que pixou paredes da sede do Pmdb de Ctba.Cruz Credo!, comentou ele.

Autonomia

Também pela rede social, o grupo responsável pela manifestação assumiu a autoria do ato. No texto, eles acusam o PMDB de ser o líder de um golpe de Estado contra Dilma. Segundo o grupo, a pichação seria natural, já que Temer é o presidente nacional licenciado da legenda. Não houve vandalismo e pinchos (sic) foram impedidos pela propria organizaçao. Chegando na sede do PMDB os lambes TOMARAM as paradas, e alguém começou a pichar. O ato nem percebeu. Sim, isso pega mal para nós. Sim, nós não estimulamos e nem concordamos com essa ação, alegaram os organizadores.

Nossos atos são organizados de forma autonoma, horizontal, plural. Acolhemos diferentes movimentos, subjetividades e práticas. O que significa dizer que as pessoas que participam do ato tem sua expressao respeitada. Mesmo que a gente nao concorde. Por isso, refletindo sobre as devidas proporçoes, ha violencias bem maiores do que um pixo sendo cometidas, argumentaram eles. Os áudios recentemente revelados deixam claro o clima de conspiraçao envolvendo figuras notaveis como Cunha, Juca, Renan. O que sao algumas pichações na SEDE de um partido, com varias lideranças implicadas em um GOLPE? O que sao as pichaçoes comparadas as ameaças as liberdades democrativas, aos direitos trabalhistas e previdenciarios, a criminalizaçao dos movimentos sociais?, defenderam os ativistas. Procuramos evitar pichações em todo o percurso. A ação foi realizada com um ativista que se sentia revoltado com toda essa situação que afronta o povo. Da pra entender. Nos não concordamos com o ato realizado a esmo e em qualquer lugar. Mas esse, nos desculpem, fica por conta do que integrantes do PMDB fizeram – e fizeram por merecer, afirmaram os organizadores da manifestação.