O Coritiba enfrenta o Grêmio neste domingo (29), em Porto Alegre, pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro. Além de todas as circunstâncias da partida, o time paranaense tem que lidar com mais uma: a berlinda em que se encontra o técnico Gilson Kleina. A ponto de a diretoria ter vindo a público para blindá-lo, sugerindo que não há opção melhor no mercado.

“Como é que no meio do ano vai tirar um treinador para trazer outro? Quem vai pagar essa conta? A comissão técnica só muda quando vê que é relapsa, quando não trabalha, disse na sexta-feira (27) o vice José Fernando de Macedo. Se o trabalho fosse ruim, não estaríamos mantendo. O dirigente citou outro motivo. Vai trazer quem? Um treinador de (salário de) R$ 200 mil? Até ele entender a filosofia do clube, já passou metade do Campeonato Brasileiro. Arrisca de estar pior do que estamos.

A situação do Coritiba na tabela não chega a ser exatamente ruim. O time está em 9º lugar, com uma vitória, um empate e uma derrota. Contudo, o treinador carrega consigo o desgaste da perda do título paranaense para o rival Atlético e da eliminação na segunda fase da Copa do Brasil, diante do Juventude (que está na Série C). Além disso, há os pontos perdidos nos dois últimos jogos. O time perdeu para o Santos (2 a 1) ao levar um gol aos 52 minutos do segundo tempo e cedeu o empate ao São Paulo (1 a 1), em casa, depois de estar vencendo por 1 a 0.

Kleina, por sinal, volta ao comando da equipe neste domingo. Diante do São Paulo, ele cumpria suspensão, por ter sido expulso diante do Santos. Para este domingo, o treinador coxa-branca poderá contar novamente com os veteranos Ceará e Juan, que desfalcaram a equipe por mais de um mês e retornaram diante do São Paulo. A dúvida é no ataque, entre Negueba e Leandro. Os dois foram relacionados para a partida.

Reforços

O zagueiro Emerson Conceição, ex-Atlético-MG, pode ser confirmado como reforço do Coritiba nos próximos dias. Além disso, o clube aguarda a chegada do meia Felipe Amorim, trocado por Dudu junto ao Fluminense.

Grêmio

O Grêmio está em segundo lugar no Brasileirão, após ter derrotado o Atlético-MG por 3 a 0, na quinta-feira (26), em Belo Horizonte. Contudo, o time gaúcho perdeu três jogadores por lesão, ainda no primeiro tempo: o zagueiro Fred, o lateral Marcelo Oliveira e o atacante Henrique Almeida (ex-Coritiba). A tendência é que eles não atuem neste domingo. Os respectivos substitutos devem ser Bressan, Marcelo Hermes e Everton.

 

Grêmio x Coritiba

Grêmio

Marcelo Grohe; Edilson, Geromel, Bressan e Marcelo Hermes; Walace, Maicon, Giuliano, Douglas e Everton; Luan. Técnico: Roger Machado

Coritiba

Wilson; Ceará, Rafael Marques, Juninho e Carlinhos; Alan Santos, João Paulo, Juan e Cesar Gonzales; Negueba (Leandro) e Kleber. Técnico: Gilson Kleina

Árbitro: Sandro Meira Ricci (SC)

Local: Arena Grêmio, em Porto Alegre, domingo, às 18h30