Segundo o ex-presidente José Sarney (PMDB-AP), um dos arrependimentos de Lula na política teria sido eleger Dilma Rousseff como sua sucessora. A revelação consta em áudio gravado pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado. O diálogo teria acontecido na casa do ex-presidente e veio à tona nesta semana, depois de o acordo de delação premiada de Machado ser homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Na conversa, Machado culpa Dilma pelo avanço da Lava Jato, afirmando que a presidente teria sido “omissa”. Sem citar o nome de Lula diretamente, Sarney então responde:

“Ele chorando. O que eu ia contar era isso. Ele me disse que o único arrependimento que ele tem é ter eleito a Dilma. Único erro que ele cometeu. Foi o mais grave de todos”.

Em outra gravação com o também peemedebista Renan Calheiros, presidente do Senado, é dito que Lula teria “escapado” do processo do Mensalão porque os pagamentos do marqueteiro Duda Mendonça no exterior não foram investigados a fundo.

“Por que que o Lula saiu (não foi acusado no processo do mensalão)? Porque o Duda fez a delação – na época nem tinha (a lei). O Duda fez a delação e disse que recebeu o dinheiro fora. E ninguém nunca investigou quem pagou, né? Este é que foi o segredo”.

Duda Mendonça foi o marqueteiro que comandou a eleição de Lula em 2002. Ele acabou absolvido no julgamento do Mensalão.

Em outro trecho da mesma conversa com Calheiros, Machado se refere ao triplex no Guarujá e ao sítio em Atibaia, que segundo o presidente do Senado seriam de Lula – o ex-presidente nega.

“(…) botou na real. Aí [inaudível] umas besteiras, como a Marisa diz, besteira. Ele tem 30 milhões em caixa. Como é que não comprou um apartamento, uma p*** [inaudível]. P***, umas m***, um sítio m***, um apartamento m***”.

Curiosamente, o áudio de Machado sobre o sítio é de tom parecido com aoutra conversa telefônica, esta grapeada pela Polícia Federal, em que Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, conversa com Lula.

“Agora da próxima vez você para com essa vida de pobre, com essa alma de pobre comprando esses barcos de m…., sitiozinho vagabundo. Lula ri, e Paes continua: O senhor tem uma alma de pobre. Eu, todo mundo fala aqui no meio, imagina se fosse aqui no Rio esse sítio dele. Não é em Petrópolis, não é em Itaipava, é como se fosse em Maricá, afirmou Paes. Lula segue rindo.