PEDRO DINIZ, ENVIADO ESPECIAL
NITERÓI, RJ (FOLHAPRESS) – Sob olhares de cerca de 500 convidados, entre eles os das atrizes Catherine Deneuve e Alicia Vikander, vencedora do Oscar de melhor atriz coadjuvante neste ano, a grife Louis Vuitton desfilou, no sábado (28), coleção em homenagem a Oscar Niemeyer (1907-2012).
O MAC (Museu de Arte Contemporânea de Niterói), fechado há mais de um ano para reformas, reabriu para a apresentação da marca, a primeira no país realizada por uma etiqueta internacional para coleções lançadas entre as temporadas de verão e inverno.
Além do tributo à obra do arquiteto brasileiro, que desenhou o MAC, as roupas criadas pelo estilista francês Nicolas Ghesquière reverenciaram os trabalhos dos artistas Helio Oiticica (1937-1980) e Aldemir Martins (1922-2006).
A partir dos parangolés de Oiticica, Guesquière construiu capas em formato de pipas e parkas em tafetá. De Aldemir Martins a grife usou o quadro “A Fera” (1969), em que Pelé está prestes a chutar uma bola, para uma estampa.
Já as linhas de Niemeyer aparecem nas fitas e no desenho curvilíneo dos looks. O sol do final da tarde –o desfile, realizado na rampa do museu e na área externa, começou por volta das 16h– acendeu o brilho dos paetês das criações.
O jornalista PEDRO DINIZ viajou a convite da Louis Vuitton