Paulo Autuori respira. Neste sábado, o técnico viu seu time conseguir a primeira vitória no Brasileirão e, de quebra, não só deixar a incômoda lanterna do torneio, mas também a zona de rebaixamento da competição. Depois da partida, o técnico tratou de elogiar seus comandados, afirmou que o Atlético poderia ter feito um placar mais elástico, e ainda deixou escapar que o clube segue na busca por reforços.

Questionado sobre a importância do resultado, Autuori tratou, primeiramente, de exaltar a atuação de sua equipe. O mais importante é que a equipe já tinha jogado o suficiente para vencer o Botafogo, perdemos muitos gols. Hoje o goleiro do Figueirense foi o melhor da partida. Tomamos o gol numa desatenção que ficamos reclamando falta em cima do Weverton. Mas merecemos ganhar o jogo até por uma diferença mais elástica, disse. Há sinais de que essa equipe tem capacidade de reação, nos momentos complicados sempre teve uma atitude muito boa, esse adversário ainda não havia perdido. Então foi uma vitória importante e os jogadores devem valorizar porque trabalharam bem.

Sobre a pressão sofrida pelo Furacão depois de o time sofrer o primeiro gol, quando já vencia por 2 a 0, Autuori tratou como algo normal do futebol. Essas situações (de sofer gol e tomar pressão) acontecem, são normal no futebol. Mas fizemos o suficiente para ganhar com tranquilidade, o que não foi possível porque o goleiro fez uma belíssima atuação, tornou a destacar.

Sobre a próxima partida, na quarta-feira contra o Internacional em Porto Alegre, o técnico confirmou que terá de promover mudanças no time por causa do desgaste físico de seus jogadores, deixando escapar ainda que novos reforços devem desembarcar na Arena da Baixada.

Eu só fiz uma mudança (para o jogo contra o Figueirense) que foi por opção tática, com o Vinícius no lugar do Pablo. Agora, certamente no jogo contra o Internacional vamos ter de fazer algumas alterações, sim, para dar uma oxigenada no time. Não podemos nos dar ao luxo de perder jogadores por lesão, temos um grupo bem enxuto, até com alguma carência em algumas posições. Certamente ainda virão algumas peças, mas neste momento precisamos dar uma oxigenada para não sofrer tanto fisicamente, finalizou o treinador rubro-negro.