KLAUS RICHMOND SANTOS, SP (FOLHAPRESS) – Após a morte de um estudante de 17 anos, atingido com uma pedra atirada por criminosos na rodovia dos Imigrantes, na região de Cubatão, cidades do litoral sul paulista registraram ao menos três casos violentos: um assassinato e três tentativas de homicídios após roubos.

Na noite de sábado (28), em Itanhaém, Arlindo Tavares dos Santos, 54, foi morto com três tiros – um no peito e os outros dois na cabeça. O suspeito estava encapuzado e ainda não tinha sido encontrado pela polícia até a tarde deste domingo (29). De acordo com relatos da esposa da vítima à polícia, trata-se de um possível acerto de contas pela devolução de um objetivo comprado. A vítima era procurada da Justiça em um processo em Taubaté, no interior de São Paulo.

Em São Vicente, o caso aconteceu durante uma festa de aniversário, na noite de sábado (28). Cinco homens invadiram uma casa, mas a ação foi evitada por um policial militar que estava de folga e se encontrava no local. Houve, então, a troca de tiros que acabou acertando um dos convidados na perna. Os criminosos fugiram e desistiram do roubo. O convidado segue no Hospital Municipal de São Vicente e seu quadro é estável.

Em Guarujá, houve outras duas tentativas de homicídio. Na sexta-feira (27), dois homens tentaram roubar um engenheiro mecânico no bairro de Pitangueiras, em Guarujá. Próximo do local, um policial se identificou, mas a intervenção foi respondida com um tiro de um dos assaltantes. O disparo acertou de raspão um homem de 66 anos que passava pelo local, mas sem gravidade. O policial respondeu com um tiro que acertou a perna de um dos suspeitos, o outro conseguiu fugir de moto. Ele trabalha como porteiro e segue internado no hospital antes de ser encaminhado a cadeia do município.

Também na sexta, outra tentativa de roubo por dois homens terminou com troca de tiros, no bairro Parque Enseada. Um deles se entregou durante a intervenção policial, enquanto o segundo, menor de idade, fugiu e trocou tiros com a polícia. Ele foi encontrado e capturado. Houve ainda um registro de assalto em Santos, na sexta-feira. Um idoso foi agredido e desmaiou no bairro do Boqueirão. A polícia, no entanto, conseguiu capturar e reaver a carteira da vítima.

A morte do estudante Reinaldo Lima de Souza de Junior, 17, na Imigrantes na última quinta-feira (26), levou o secretário da Segurança à Baixada Santista. No sábado, ele prometeu mais câmeras de segurança e iluminação da rodovia.