O Coritiba perdeu por 2 a 0 para o Grêmio, nesse domingo (dia 29) à noite, em Porto Alegre, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time gaúcho lidera a competição, com dez pontos. A equipe paranaense está em 14º lugar, com quatro pontos.

Esse foi o quarto jogo do Coritiba em solo gaúcho em 2016. Nesses quatro jogos, nenhum gol marcado. Pela Primeira Liga, empate com o Internacional (0 a 0) e derrota para o Grêmio (1 a 0). Pela Copa do Brasil, derrota para o Juventude (1 a 0).

Com o resultado, o Coxa completou quatro jogos seguidos sem vencer (1 pela Copa do Brasil e 3 pelo Brasileirão). Contando apenas as partidas como visitante, completou quatro derrotas seguidas — a última vitória fora de casa foi sobre o PSTC.

O técnico Gilson Kleina soma agora 27 jogos no Coritiba, com 13 vitórias, 5 empates e 9 derrotas.

No total dos 90 minutos, o Coritiba teve 45% de posse de bola, 9 finalizações (3 certas), 90% de precisão nos passes e 2 escanteios. O Grêmio somou 11 finalizações (4 certas), 92% de precisão nos passes e 4 escanteios. Os dados são do Footstats.

O Grêmio não tinha Fred, Marcelo Oliveira, Bolaños, Bobô e Henrique Almeida. O Coritiba estava sem Vinícius, Amaral e Cáceres.

O primeiro tempo teve a forte marcação como característica. O Coritiba conseguiu anular as principais jogadas do adversário, mas também pouco contra-atacou. Foram raras jogadas ofensivas nesse período. Aos 17, Ceará saiu lesionado. Entrou Dodô, o reserva imediato da lateral-direita.

O gol do Grêmio saiu na única falha de marcação do Coritiba na primeira etapa. Aos 39 minutos, Marcelo Hermes cruza rasteiro da esquerda. Everton ganhou de Carlinhos e finalizou.

Vínhamos fazendo um bom primeiro tempo. Estávamos com um jogador a menos naquele momento do gol deles, lamentou o zagueiro Rafael Marques, referindo-se ao volante Alan Santos, que era atendido pelo médico fora do gramado no lance do gol.

Aos 41, Alan Santos saiu lesionado e entrou o meia Thiago Lopes.

O segundo tempo começou equilibrado. O Coritiba mostrava alguma qualidade na construção de jogadas e o Grêmio levava perigo com a velocidade pelas pontas. Aos 16, saiu o meia-armador González e entrou o ponta Negueba.

Aos 22, Juninho foi driblado e empurrou Everton na área. O árbitro marcou pênalti. Luan cobrou e fez 2 a 0.

O Coritiba tentou reagir e chegou a criar boas jogadas. Aos 32, João Paulo colocou uma bola na trave, em cobrança de falta.

GRÊMIO 2 x 0 CORITIBA
Grêmio: Marcelo Grohe; Edílson, Pedro Geromel, Bressan e Marcelo Hermes; Walace, Maicon (Edinho), Giuliano, Douglas (Lincoln) e Éverton (Pedro Rocha); Luan. Técnico: Roger
Coritiba: Wilson; Ceará (Dodô), Rafael Marques, Juninho e Carlinhos; João Paulo, Alan Santos (Thiago Lopes), Cesar Gonzalez (Negueba), Juan e Leandro; Kleber. Técnico: Gilson Kleina
Gols: Everton (39-1º) e Luan (22-2º)
Cartões amarelos: Kleber, Rafael Marques (G).
Árbitro: Sandro Meira Ricci (SC)
Público: 10.825 pagantes
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
1 – Leandro invade a área e chuta cruzado. Grohe defende.
7 – Edilson chuta de fora da área. Wilson segura no centro do gol.
27 – Carlinhos para Juan, na área. Ele cruza rasteiro, para a pequena área. A zaga tira, antes que Leandro finalize.
30 – Grande jogada de Leandro. Ele toca para Gonzalez, que marca o gol por cobertura. O árbitro anula, por impedimento.
31 – Maicon cruza. Everton chuta de primeira. A bola passa muito perto.
32 – Walace chuta de longe. A bola passa perto, sobre o gol.
39 – Gol do Grêmio. Marcelo Hermes cruza rasteiro da esquerda. Everton ganha de Carlinhos e finaliza.

Segundo tempo
4 – González solta a bomba de fora da área. Grohe defende em dois tempos.
7 – Thiago Lopes chuta de fora da área. A bola vai ao lado.
12 – Giuliano chuta de fora da área, cruzado. Wilson espalma no canto.
22 – Gol do Grêmio. Everton parte em contra-ataque, dribla Juninho e invade a área. Juninho chega por trás e o árbitro marca pênalti. Luan cobra à esquerda. Wilson cai para o outro lado.
25 – Everton dá belo passe em profundidade. Douglas entra livre e passa por Wilson, mas perde o ângulo para chute.
32 – Falta de longa distância. João Paulo chuta forte e acerta o ângulo da trave.