Uma das vinícolas que fazem parte da Vinopar fica a apenas 30 quilômetros da capital paranaense e está inserida no mapa turístico ‘Sentidos do Campo’, no município de Quatro Barras, aos pés da Serra do Mar. A Família Fardo Vinícola, que teve o seu primeiro rótulo de vinho fino lançado em 2009, tem uma estrutura de 1.600 metros quadrados, erguida em pedra basalto, estilo arquitetônico remetendo ao medieval e que encanta os visitantes. O lugar é ideal para pessoas que gostam de conhecer novos lugares e experimentar novos aromas e sabores.

Para atender aos anseios de turistas e visitantes, a vinícola criou diferentes roteiros dentro da própria estrutura para saciar a curiosidade das pessoas. Curitiba já é um polo de elaboração do vinho, agora cabe a nós falarmos dessa nossa expertise, do nosso diferencial a quem visita nossa cidade e, claro, para os nossos moradores da capital e região, diz Justina Fardo, sócia no empreendimento.

A junção de forças de empresários do setor da região vai resultar em inúmeros benefícios, entre eles a própria geração de negócios entre os empresários que trabalham com o vinho, seja no ramo gastronômico, delicassem e até mesmo como produto turístico, feito aqui, em nossas cidades, destaca Justina.

A Família Fardo Vinícola entrou no mercado após o início das atividades em 2009, ano que produziu os primeiros 5,5 mil litros do vinho Bordô e os 7,5 mil litros de Cabernet Sauvignon. Ao chegar a 2016, a estrutura já conta  com oito rótulos a disposição dos apreciadores da bebida.

Serviço
A Família Fardo Vinícola fica na BR-116, km 69, sentido São Paulo. De segunda a domingo ocorre 9 e 17h. Informações: (41) 3672-1693 ou 3672-4488.

Projeto começa com vinho da casa

Os proprietários do espaço, o casal Ambrosio e Justina Fardo, explica que o sonho de Ambrosio em consumir um vinho de qualidade, feito por ele mesmo, é que deu ‘vida’ ao projeto. Somos descendentes de famílias italianas que trabalharam muito com o vinho. Porém, a bebida que produzimos hoje não está ligada a essa tradição. Mas foi a própria tradição, a nossa fonte inspiradora no momento de criar a Família Fardo Vinícola, explica Ambrosio.

O empresário, Rodrigo Souza, sócio do restaurante Montecristo de Curitiba visitou a Família Fardo recentemente junto com outros empreendedores do ramo, e vê potencial para que a ideia ganhe força. A estrutura da Fardo, por exemplo, é muito parecida com tradicionais vinícolas brasileiras e até internacionais. Conhecer melhor a elaboração da bebida nos deixa ainda mais seguros para que parcerias possam valorizar o vinho local que também é de ponta, acredita.