PAULO SALDAÑA
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Manifestantes ligados ao Sintusp (Sindicato dos Trabalhadores da USP) fecharam por volta das 13h35 desta segunda-feira (30) duas faixas da avenida Paulista no sentido Consolação. O grupo está concentrado em frente ao MASP.
Os servidores, que decretaram greve desde o dia 12, pretendem seguir em passeata até a rua Itapeva, onde ocorre nesta tarde uma reunião para debater a política salarial das três universidades estaduais (USP, Unicamp e Unesp).
Cerca de 200 pessoas participam do ato. Chove na avenida Paulista.
Os trabalhadores são contra a proposta de reajuste de 3% oferecida pelo Cruesp (Conselho de Reitores das Universidades Estaduais de São Paulo), que reúne as três instituições. Servidores técnico-administrativos e professores pedem reajuste de 12,3% como forma de recompor a inflação de 12 meses e garantir aumento real.
Professores ligados à Adusp (Associação de Docentes da USP) decidiram entrar em greve a partir desta segunda. Médicos do HU (Hospital Universitário) também entram em greve nesta segunda.
A universidade não divulgou qual é a adesão da paralisação. Os prédios da Letras, Geografia, História e a sede da ECA (Escola de Comunicação e Artes) estão ocupados.