Uma pesquisa feita pelo Opinion Box, plataforma de pesquisa digital pioneira no Brasil, em parceria com o portal Mobile Time, com o tema Comércio Móvel no Brasil, revela que 75% dos usuários de iPhone disseram já ter comprado bens físicos através de app ou site móveis. A proporção entre Androids segue a média geral, enquanto aquela entre usuários de Windows Phone está bem abaixo (42,2%).

Na sequência, a pesquisa buscou entender os motivos entre os que nunca compraram um bem físico via app.

O principal motivo alegado por 26,5% das pessoas é a falta de confiança. O segundo motivo mais citado por 16,3% dos entrevistados foi a impossibilidade de provar ou testar o produto antes da compra.

A terceira principal razão para não comprar pelo smartphone, por 15,6%, é o fato de o consumidor não ter cartão de crédito. 12% disseram não achar prático, 8,9% não sabiam que era possível, 5,5% mencionaram não saber usar o smartphone para isso e 12,2% apontaram outras razões. O

levantamento foi feito com 1.920 internautas brasileiros de ambos os sexos, em todas as idades, faixas de renda e regiões do país e que possuem smartphones.

A margem de erro é de 2.3 pontos percentuais. O grau de confiança é de 95%.