Na terra inspiradora, cheia de castelos, parques, vales, muito verde, nasceram em Hanau, entre 1785 e 1786 os irmãos Jacob, o mais velho, e Wilhelm, que ficaram conhecidos como os irmãos Grimm. Ninguém fala em contos de fadas sem pensar nos autores das fábulas que seduzem gerações, mundo afora. Também não dá para esquecer da Alemanha, como a terra onde as fábulas nasceram.

Foi em Steinau que os irmãos cresceram, onde hoje se encontra a Casa dos Contos de Fadas dos Povos Germânicos, e onde surgiu a rota que contempla a obra dos Grimm, conhecida como a Fairy Tale Route. A Rota dos Contos de Fadas tem cerca de 600 quilômetros, abrangendo a região entre o rio Main e o Mar do Norte.

Todos os anos cerca de um milhão de turistas procura o encantamento e a magia das histórias que foram criadas pelos Grimm, seguindo o roteiro de arte, cultura, oito parques nacionais, lindas paisagens, montanhas, rios, vilarejos tradicionais e cidades românticas.

Depois de Steinau, os irmãos foram morar na pitoresca Marburg. Com a morte do pai, os dois foram morar com uma tia em Kassel, uma das mais tradicionais cidades da Alemanha. O roteiro da Rota dos Contos de Fadas passa por Bremen , no norte do país, que inspirou uma das histórias mais famosas –Os Músicos de Bremen-, e originou a criação de outro sucesso, Os Saltimbancos. A viagem segue até perto de Frankfurt, principal centro econômico da Alemanha unificada, passando por cidades cheias de encanto e magia, como Hamlin, Sababurg, Trendelburg, Kassel e Marburg.

Para percorrer a rota em sua totalidade, o início deve ser em Frankfurt, seguindo para Hanau, terra natal dos irmãos escritores. Depois é Steinau, parada obrigatória, antes dos turistas chegarem em Marburg e Kassel. Bremen, terra dos famosos músicos, será a última parada. No meio do caminho, os visitantes vão sendo encantados pelos castelos famosos, como o conhecido castelo da Bela Adormecida, da Rapunzel, a floresta do Chapeuzinho Vermelho, o Gato de Botas, o Pequeno Polegar e todos os outros personagens que povoaram a infância no planeta.

Castelos e locações que fazem parte da rota foram pontos onde os irmãos se inspiraram para escrever fábulas e contos e partir de histórias que ouviam do povo. Uma das pessoas que mais contribuíram para originar o trabalho literário dos irmãos foi Dorothea.


Irmãos Grimm, pais das lendas e histórias infantis que percorrem o mundo, desde o século 18

ALEMANHA ALÉM DAS FEIRAS E DA CERVEJA
Situada no centro da Europa, a Alemanha tem localização geográfica especial, fazendo fronteira com nove países: Polônia, República Tcheca, Áustria, Suíça, França, Luxemburgo, Bélgica, Holanda, Dinamarca e mar Báltico.

O país é sede de algumas das principais feiras do mundo, destacando Hannover, do circuito de Hockenheim de Fórmula 1. Um dos maiores rivais do Brasil no futebol ( não dá para esquecer aquele 7×1), a Alemanha não escapa dos clichês e a primeira imagem que vem à lembrança dos brasileiros é a confraternização em torno das imensas canecas de cerveja, do pretzel e das salsichas.

Foi na Alemanha que surgiu a Oktoberfest e nem é preciso lembrar que o país foi a terra de origem de grande parte dos imigrantes que povoaram principalmente o sul do Brasil. Sobrevivente de duas guerras mundiais, tendo reconstruído boa parte de seu patrimônio arrasado pelos muitos anos de batalha, a Alemanha é apontada como exemplo de eficiência, obstinação e educação ambiental. O verde é simbólico, espalhado em parques, florestas, estradas e centro das cidades.

Mesmo considerando a turbulência causada pela reunificação depois de meio século do período em que o mundo assistiu à construção do muro de Berlim. Hoje, depois da derrubada de um dos maiores ícones da Guerra Fria, o país voltou a ter Berlim como sua capital, cidade onde tudo acontece em termos de cultura, lazer, negócios, política. E muita história para contar, além dos Contos de Fadas dos irmãos Grimm.


A Alemanha é muito mais do que os cliches “cerveja, salsicha, Oktoberfet”

VAI COMEÇAR O VERÃO NA EUROPA
Fuja do frio. E aproveite a Côte d’Azur, Mônaco, Éze e Cap Ferrat. É como sonhar no paraíso, quando visitar a Village Saint Paul de Vence ou procurar os aromas e perfumes de Grasse, com seus extensos campos floridos. A região da Provence, além de ter magníficas paisagens que combinam montanha, neve, praias ensolaradas e hotéis de luxo, é também conhecida pela gastronomia e pelos vinhos.

Outra excelente opção para o verão europeu é um passeio pelo Rio Rhône, na região de Avignon, que foi sede papal durante três séculos. A visita a monumentos clássicos faz parte de todos os roteiros, com exemplares renascentistas e góticos. A gastronomia também é ponto alto e as pequenas cidades vizinhas , carregadas de história, uma atração à parte.

Mas se preferir a Espanha, inclua Santiago de Compostela e sua tradição mística. Para agradar ao espírito e ao corpo, faça reserva no antigo Hospital Real, hoje o Parador dos Reis Católicos. Que é considerado um dos mais antigos hotéis do mundo, com sua arquitetura clássica, toques góticos e uma imponência característica dos monumentos espanhóis. Siga viagem para León, Segóvia, Ávila, sempre procurando hospedagem nas Pousadas, instaladas em mosteiros, castelos, mansões que conservaram móveis de época, tapeçarias antigas e velhas receitas saborosas nos seus restaurantes. O destino final é Madri, com seus museus inigualáveis, seus bares de tapas, seus restaurantes tradicionais e seu comércio variado e atrativo. Fuja do frio. E agende sua viagem até fins de setembro, aproveitando um pouco da beleza do outono, quando a paisagem ganha novos coloridos e se prepara para os longos meses de inverno.