O inverno começa oficialmente no próximo dia 21 de junho, mas a Prefeitura de Curitiba, por meio da Fundação de Ação Social (FAS), inicia a partir de amanhã a Operação Inverno 2016, que amplia o atendimento à população em situação de rua nos meses mais frios do ano. A novidade este ano é a criação de um programa de voluntários, em que qualquer pessoa com mais de 18 anos poderá se inscrever para auxiliar no atendimento aos moradores de rua, seja nas abordagens à noite, seja no trabalho de albergagem.

Criada em 2013, ano em que Curitiba registrou um dos invernos mais rigorosos dos últimos dez anos, a Operação Inverno amplia o número de equipes de abordagem social nas ruas e aumenta emergencialmente o número de vagas de acolhimento na cidade.
Os voluntários vão atuar tanto no trabalho de abordagem social nas ruas, ao lado de educadores e assistentes sociais, como dentro das unidades de atendimento, onde a pessoa atendida pode fazer a troca de roupa, alimentação, higiene pessoal e albergagem.
O interessado deve ter mais de 18 anos e disponibilidade de horários (o voluntário poderá trabalhar até 6 horas semanais). Para participar, é preciso se cadastrar pela internet no site http://www.curitiba.pr.gov.br/cadastro-voluntario-doe-calor, link disponível no portal da Prefeitura de Curitiba, e aguardar o contato da Defesa Civil.