Depois do sucesso de Totalmente Demais, a Globo escalou para o horário das sete uma comédia romântica rasgada com gosto de nostalgia. Haja Coração, que estreia nesta terça-feira (31) na RPC é uma releitura de Sassaricando, sucesso de Silvio de Abreu, exibido em 1987, com personagens inéditos, contextos e tramas diferentes da obra original.

Além de fazer uma homenagem à São Paulo moderna, estou criando uma nova versão para uma de minhas novelas favoritas. ‘Sassaricando’ já trazia em seu DNA essa mistura tão contemporânea que queríamos mostrar. Embora alguns personagens mantenham os nomes, interagem com outros novos e enfrentam os dilemas dos dias de hoje, o que nos permite contar a história de uma nova forma, detalha o autor Daniel Ortiz.

Na nova versão, Tancinha, personagem que projetou Claudia Raia para o estrelado nos anos 1980, agora é vivida por Mariana Ximenes e tem papel de protagonista. É na Terra da Garoa, em São Paulo, que a mocinha esquentada vai ficar novamente di vi di dinha entre o bronco Apolo (Malvino Salvador), seu amor de infância, e o publicitário Beto (João Baldesserini). O triângulo amoroso de 1987 virou quarteto e ganhará o reforço de Tamara (Cleo Pires), que também se interessará por Apolo.

Com o risco de se tornar uma nova Guerra dos Sexos, sucesso de Silvio de Abreu em 1983, mas que não foi tão bem na nova versão exibida em 2012, a trama de Aparício Varela, vivido por Paulo Autran e hoje defendido por Alexandre Borges, continua, mas o protagonista para o núcleo jovem, responsável por grande parte da audiência do horário.

Vamos brincar com o vício pelas redes sociais, como isso afeta o dia a dia das pessoas. A personagem de Tatá Werneck, Fedora Abdala, é completamente fascinada por redes sociais e quer ser a mulher mais seguida do Brasil. Ela está sempre postando fotos e vídeos e compete com uma blogueira, Estelinha Salgado, que é a blogueira mais famosa e mais seguida do país, adianta Ortiz.

Outra atualização é a da personagem Leonora Lammar, agora interpretada pela Ellen Rocche. Leonora será uma ex-BBB eliminada na etapa da casa de vidro. Haverá ainda um cachorrinho na história, o Tito, que vai transitar no núcleo da vila, onde vivem as famílias de Tancinha e Apolo.

A trama também marca a presença de Grace Gianoukas conhecida pelo espetáculo de humor Terça Insana como Teodora Abdalla e a volta às novelas de Claudia Jimenez. A direção artística é de Fred Mayrink.


CAROLINA VIVE VELHO NOVO PAPEL
De volta às novelas depois de dar à luz a segunda filha, a atriz Carolina Ferraz contou ao Bem Paraná que aceitou o convite para viver Penélope por ser um personagem leve, divertida e cômica. Eu adoro fazer comédia, mas os autores não dão muita oportunidade assim para mulher bonita e ainda mais com a fama de chique que eu tenho. Aí eu só faço rica, comenta Carolina, que interpretará uma personagem defendida por Eva Wilma na versão original. Antes de Haja Coração, Carolina também já reviveu personagens de Betty Faria, em Pecado Capital (1998) e Dina Sfat, em O Astro (2011). Sempre tive sorte. Peguei três remakes de autores que respeito muito. Na minha primeira novela que fiz na Globo eu era filha da Eva, tenho a maior honra de fazer um papel que foi dela, disse.

Na trama, Penélope se envolverá com um homem mais novo, interpretado por Nando Rodriguez e irá morar em uma cobertura com as personagens Rebeca (Malu Mader) e Leonora (Ellen Roche) depois de se conhecerem num SPA e compartilharem seus fracassos amorosos.

ATRIZ, ROTEIRISTA E BOLSAS MADE IN CURITIBA
Apesar de ser ambientada em São Paulo, Haja Coração terá um tempero curitibano. O autor Daniel Ortiz já declarou que gosta de passar temporadas na cidade para escrever os capítulos. No elenco, a atriz Marcella Valente é Larissa, uma jovem que senha cursar psicologia, mas que nunca teve o apoio do marido e, por isso, leva uma vida de dona de casa.

A personagem de Tatá Werneck usará bolsas divertidas assinadas pela estilista paranaense Elyane Fiuza. Além disso, a equipe de roteiristas conta com Isabel Muniz, que é curitibana e também assinou os capítulos de Cheias de Charme (2012). É uma novela expansiva, com tintas fortes, com muito humor, alegria, diversão, e acredito que vai pegar muito os jovens e as crianças, acredita.