RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – A sede da Secretaria de Educação do Estado do Rio, na zona portuária da cidade, voltou a ser ocupada por estudantes na noite desta segunda-feira (30).
O grupo reúne pouco mais de 50 estudantes de escolas públicas de várias regiões da cidade. Eles passaram a noite dentro da unidade e permanecem no local nesta terça (31).
Os funcionários da secretaria que chegaram para trabalhar não tiveram acesso à unidade, que segue com portões fechados. Muitos permanecem na calçada, em frente ao prédio, à espera de uma definição.
Esta foi a terceira ocupação realizada por estudantes desde o início de maio. A anterior, iniciada em 20 de maio, foi encerrada em menos de 24 horas com a ação do Batalhão de Choque da PM, que retirou os manifestantes à força.
A tropa chegou inclusive a lançar gás de pimenta na direção dos estudantes para abrir o acesso ao prédio.
Na véspera da operação policial, o secretário de Educação, Wagner Victer, prometeu aos estudantes que eles não seriam expulsos do local com a intervenção da polícia. A conversa chegou a ser registrada em vídeo e, divulgada nas redes sociais, após a ação da PM.
Procurada pela reportagem no início da tarde, a Secretaria de Educação ainda não respondeu como pretende encerrar esta nova ocupação.