MARCEL MERGUIZO
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O caso da empresa inglesa THG Sports que oferece pacotes VIPs (chamados “hospitality”) para os Jogos do Rio, ilegalmente, e, por isso, responde a um processo na Justiça brasileira pode levantar várias dúvidas nos torcedores que ainda desejam comprar ou os que já adquiriram seus tíquetes olímpicos e paraolímpicos.
Por isso, à Folha de S.Paulo, o diretor de ingressos do comitê organizador dos Jogos do Rio, Donovan Ferreti, esclarece alguns pontos sobre a venda de ingressos.
O QUE FAZER AO DESCOBRIR QUE COMPROU INGRESSO ILEGAL
“Não há o que o comitê possa fazer se o comprador não utilizou um canal oficial (rio2016.com/ingressos ou www.latamtravel.com/rio2016). Por isso sempre divulgamos todos os canais oficiais, de “hospitality” ou de compra de ingresso. Não há nada o que a gente possa fazer.”
ATUAÇÃO DO COMITÊ CONTRA ESSA VENDA ILEGAL
“Foi criado um grupo de combate a essa revenda ilegal, com os três níveis de polícias (Federal, Militar e Civil). A gente vem atuando fortemente no combate à venda ilegal. Já tem diversos casos de sucesso, no último deles a gente pegou dez pessoas, que foram indiciadas pela venda ilegal de ingressos por uma rede social. Estamos trabalhando em outros casos que, imagino, em breve, podemos tornar público. Esse grupo foi uma solicitação da Rio-2016. Nosso objetivo é ter o ingresso na mão do fã a um preço justo.”
COMBATE NO BRASIL E NO EXTERIOR
“No Brasil atuamos de forma mais forte, em razão da jurisdição que a gente tem. Mas fora do país já derrubamos diversos sites via Polícia Federal e Interpol. Estavam oferecendo ingressos de forma ilegal. Aqui, uma empresa registrada, a gente consegue atuar com o grupo da polícia. Eles vêm tendo um grande sucesso, com retorno rápido.”
VENDAS VIA REDES SOCIAIS
“Estamos vendo uma movimento mais forte agora nas redes sociais, mas continuamos percebendo alguns sites ao redor do mundo oferecendo ingressos que, na verdade, eles não tem. Não necessariamente são ingressos falsos, no caso das dez pessoas, por exemplo, eram indivíduos que tinham efetivamente comprado os ingressos no nosso site, mas estavam oferecendo esses ingressos por um valor muito acima do valor de face. Além de ser um cambismo, era uma quebra das condições e termos que ele aderiu quando comprou os ingressos. Quando você compra e anuncia, você quebra os termos e condições que aceita. Então posso não apenas cancelar seu ingresso como não te reembolsar o valor que você pagou. Ele perde o ingresso, este é cancelado. Mesmo que ele tenha recebido o ingresso em mãos, nós, como comitê, temos direito de cancelar o ingresso, que volta à venda.”
CUIDADOS
“Qual o cuidado que a pessoa precisa ter? Comprar num canal oficial. Porque pode ser que alguém na rua esteja oferecendo um ingresso que tenha sido cancelado. Importante saber que ela está comprando um direito de acesso, aquele papel é o mecanismo de controle de acesso.”
SITES DE REVENDA
“No Mercado Livre já tiramos ingressos que estavam disponibilizados para venda. Temos um acordo com eles: quando descobrimos algum anúncio, conseguem tirar do ar ou acionar a polícia. Temos uma equipe interna de três pessoas para monitoramento e uma empresa externa que monitora com robôs as redes sociais e vários sites ao redor do mundo. Por isso temos nosso sistema oficial de revenda de ingressos: ingressos.rio2016.com/revenda”
VENDA DE INGRESSOS
“Dos 6 milhões de ingressos disponíveis, já vendemos 4 milhões. Há um tempo atrás estávamos com 5,7 milhões, conseguimos liberar mais ingressos e esperamos conseguir mais ainda. Isso representa 67% dos ingressos. Sem o futebol, são 77% do total. Está dentro da meta, um pouco acima. Em receita já passou dos 80% do estimado no nosso orçamento, mais acima da meta ainda. Agora nossa curva de venda é maior, devido a cultura do Brasil. Infelizmente aqueles 7,4 milhões já não é um número alcançável, pela arquibancada flutuante da Lagoa que não vai mais existir e por aqueles assentos da natação atrás dos pilares.”
ENTREGA DOS INGRESSOS
“Os ingressos chegam na primeira semana de junho, então os Correios começam a entregar. Não posso precisar uma data, mas começa na primeira semana de junho e vai até metade de julho, até lá entregamos todos os ingressos. É uma operação de segurança, os Correios recebem os ingressos no começo dessa semana para começar a entregar na semana que vem.”
NO EXTERIOR
“Cada país tem seu vendedor autorizado no país. O Comitê Olímpico de cada país tem direito a alguns ingressos de acordo com os atletas que traz para os Jogos. O comitê pode fazer a venda ou indicar uma agencia para atuar em nome dele. A TAM Viagens está restrita aos brasileiros. No exterior, tanto “hospitality” quanto normal tem uma empresa. No caso da Inglaterra é a COSport e não a THG Sports.”