O Ibama, em operação conjunta com a Polícia Federal, apreendeu em Paranaguá dez toneladas de pescado sem origem legal comprovada. A ação resultou no fechamento de uma indústria pesqueira que operava irregularmente, bens apreendidos e R$500 mil em multas. Para o Superintendente do Ibama do Paraná, Vinícius Carlos Freire as operações mostram que o litoral do Paraná necessita de contínua fiscalização ambiental, especialmente nos períodos de proibição de pesca. O defeso do camarão começou dia 01 de março e terminou ontem (31 de maio) nas regiões Sul e Sudeste do país. Durante todo o ano, outras operações de combate à pesca irregular estão programadas pelo Ibama do Paraná.

Soavinski assume Recursos Hídricos no MMA
O oceanógrafo e ex-secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná, Ricardo José Soavinski, assumiu a Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano (SRHU) do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Como servidor público da carreira de analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Soavinski atuou na área de pesquisa e conservação da natureza, em várias regiões do Brasil. Minha expectativa, à frente da SRHU, é de avançar nos planos de bacias e promover, via comitês de bacias, em parceria com estados e municípios, formas de conservação e do bom uso da água, disse Soavinski. A Secretaria de Meio Ambiente do Paraná deverá ser comandada pelo diretor-geral Paulino Mexia.

Congresso Nacional de Sustentabilidade integrada
Será realizado entre os dias 30 de maio e 05 de junho, em Florianópolis, o I Congresso Nacional Online de Sustentabilidade Integrada, o Conaintegra. Ao todo, mais de 20 especialistas de todo Brasil compartilharão caminhos e soluções para tornar a vida mais equilibrada e sustentável. Entre os temas estão Desenvolvimento Humano e Socioambiental, Consumo Responsável, Economia Solidária e Criativa, Permacultura e Design Ecológico de Comunidades Sustentáveis, Saúde Integral e outros. De acordo com a idealizadora do Conaintegra, Fernanda Dorta, o objetivo do Congresso é incentivar novas práticas para viver em sociedade.

As palestras são gratuitas e têm horários fixos para acontecer. A programação completa está no site www.conaintegra.com.br. Os organizadores estimam que mais de três mil pessoas estejam conectadas durante a semana do meio ambiente na plataforma do congresso. Serão exibidas em média de três a quatro palestras por dia. Cada participante receberá a programação do evento, bem como chamadas atualizadas sobre cada palestra, via e-mail e comunidade do congresso no Facebook.

Tocha passará por 9 unidades de conservação
Até chegar ao Rio de Janeiro, no dia 4 de agosto, para a solenidade de abertura das Olimpíadas, a tocha olímpica, que segue no revezamento por 329 cidades em todo o País, terá passado por 12 unidades de conservação (UCs) geridas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). No Paraná a tocha chega no dia 30 de junho, no Parque Nacional do Iguaçu, considerado Patrimônio Natural da Humanidade pela ONU e uma das Sete Maravilhas da Natureza.

Entre as Unidades de Conservação que receberão a tocha olímpica estão, o Parque Nacional de Brasília (DF), e Parque Nacional da Chapada Diamantina (BA), Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, Parque Nacional de Sete Cidades e Área de Proteção Ambiental (APA) Delta do Parnaíba, Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Parque Nacional da Chapada dos Guimarães e Área de Proteção Ambiental (APA) de Petrópolis e Parque Nacional da Tijuca, onde reina o monumento do Cristo Redentor.

China se compromete a aumentar suas florestas em 23%
A China tem um novo plano de desenvolvimento sustentável com ações para os próximos cinco anos. De acordo com a ONU, em relatório apresentado na última semana, os chineses querem, entre outras coisas, aumentar em 23% a cobertura de florestas até 2020. As metas apresentadas pelo país, que é atualmente o maior poluidor do mundo, são audaciosas. A China se comprometeu ainda com a redução de 15% no consumo de energia, 23% no consumo de água e 18% por unidade do PIB, tudo isso em apenas cinco anos.

Para alcançar estes objetivos mudanças já têm sido colocadas em prática no país. Segundo o relatório da ONU, até 2014 a China já havia construído 1,5 bilhão de metros quadrados de prédios com eficiência energética em área urbana. Além disso, o uso de veículos elétricos no país aumentou 45 vezes entre 2011 e 2015, um passo importante em uma nação refém da poluição atmosférica.