Profissionais da Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com a Faculdade Dom Bosco, aproveitaram o Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado ontem, para alertar a população sobre os riscos do consumo do cigarro e de outros derivados do tabaco, como o narguilé, cachimbo, charuto e outros. Durante todo o dia, quem passou pela Praça Rui Barbosa, no Centro de Curitiba, pode esclarecer dúvidas sobre os riscos do tabagismo e receber orientação de como e onde buscar tratamento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Dados da pesquisa Vigitel 2014 — Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico — mostram que 13,6% da população adulta da capital paranaense é fumante, enquanto a média brasileira é de 10,8%. Curitiba é a terceira capital com maior número de fumantes, atrás apenas de Porto Alegre (RS) e de São Paulo.
A maior prevalência de tabagistas é verificada entre a população jovem, com idades de 18 a 34 anos, faixa em que o índice de fumantes chega a 23% em Curitiba. Na cidade, a cada ano, cerca de 2 mil pessoas passam por tratamento para superar o vício do tabagismo, segundo a cirurgiã-dentista Marcela Lima, integrante do Programa de Cessação do Tabagismo da Secretaria Municipal da Saúde.