MARCEL RIZZO, ENVIADO ESPECIAL
LOS ANGELES, EUA (FOLHAPRESS) – O médico da seleção brasileira, Rodrigo Lasmar, disse que os três jogadores cortados após a apresentação do elenco para a disputa da Copa América já chegaram lesionados –Ricardo Oliveira, o primeiro desconvocado, deixou o grupo antes da chegada aos Estados Unidos, entre 22 e 23 de maio e foi substituído por Jonas.
Primeiro Douglas Costa, e nesta terça (31) Rafinha e Ederson, deixaram o grupo nos EUA. Foram convocados Kaká, Lucas Mouras e Marcelo Grohe, respectivamente, e esses dois últimos se apresentam apenas nesta quarta (1) ao técnico Dunga, perdendo, portanto, mais de uma semana de treinos.
“Nem dá tempo de fazer um trabalho preventivo com esses atletas, que se apresentaram machucados. A questão é que os atletas que atuam na Europa estão em fim de temporada. Eles não estavam machucados nos últimos jogos por seus clubes, sentiram dores musculares, e nem todas as dores são lesões. É preciso dar 48 horas, 72 horas para uma análise, por isso eles se apresentaram”, explicou Lasmar.
O trabalho está sendo cuidadoso com os atletas. Por exemplo: nesta terça (31), o meia Kaká e o lateral-direito Fabinho farão trabalho separado de recuperação física, não indo ao gramado do estádio do Los Angeles Galaxy, onde o time trabalha nesta quarta.
“Teve jogadores que jogaram 120 minutos, jogos decisivos. É desgastante. Temos acompanhamento, informe dos clubes, mas as lesões acabam acontecendo. Aqui na seleção temos que fazer uma manutenção”, disse o médico.
Os três cortados depois de se apresentarem estavam com lesões musculares. Ederson e Rafinha, que estão na lista de prováveis convocados de Dunga para a Olimpíada, em agosto, passarão por acompanhamento e farão tratamento intensivo no Brasil.
A convocação para os Jogos Olímpicos será dia 29 de junho e a apresentação em 18 de julho.
Segundo Lasmar, o lateral-esquerdo Filipe Luis e o lateral-direito Daniel Alves, que também se apresentaram com dores, estão bem e não correm risco de corte.
“É triste, porque perdemos companheiros. Não é bom ter jogador cortado, mas aqueles que saíram sabem que é necessário estar 100% para estar com a seleção”, disse o zagueiro Gil.
O Brasil estreia na Copa América do Centenário no próximo sábado, no Rose Bowl, na cidade de Pasadena, nos arredores de Los Angeles.