A Fundação Cultural de Curitiba inaugura neste sábado (11) o Centro Cultural Miguel de Cervantes, na Praça Espanha. O espaço que era ocupado como casa de leitura foi reformado para abrigar também outras atividades culturais. Além da biblioteca, o espaço terá o Atelier La Mancha e uma programação voltada a todas as idades, envolvendo várias linguagens, como dança, música, circo, cinema e teatro.

A inauguração está marcada para as 10h, quando tem início uma série de shows e apresentações artísticas. No palco ao ar livre vão se apresentar a cantora Carol Passos (The Voice Kids), o músico Tiago Rangel, a cantora Alexandra Scotti com o pianista André Collini, o grupo folclórico do Centro Espanhol do Paraná,  entre outras atrações.  

Com a abertura do Centro Cultural, a Casa da Leitura Miguel de Cervantes retoma suas atividades de incentivo à leitura, dentro das diretrizes do programa Curitiba Lê – contação de histórias, empréstimo de livros, leitura local, e também algumas novas atividades relacionadas com as oficinas de arte. Na próxima semana, de 13 a 18 de junho, uma das ações será a Leitura na Praça.  A mediadora de leitura Juliana Baum estará realizando leituras de poemas e pequenos contos para os frequentadores da Praça Espanha.

Uma das peculiariedades desta Casa da Leitura é o acervo de livros em espanhol, contendo obras de referência da literatura espanhola, entre elas  a obra-prima de Cervantes, “Dom Quixote de la Mancha”, e de autores da literatura íbero-americana, como Federico Garcia Lorca, Jorge Luis Borges e Isabel Allende.

O Centro Cultural conta também com o Atelier La Mancha, voltado à realização de oficinas de arte gratuitas. Inicialmente serão ofertadas as oficinas de gravura, carimbo e desenho de observação, sob a orientação da artista plástica Denise Roman.

 

Confira a programação de inauguração:

Palco

10h – Apresentação musical de Carol Passos – The Voice Kids

10h30 – Inauguração e apresentação da Banda Lyra

11h – Apresentação musical de Carol Passos – The Voice Kids

14h – Espetáculo Tô de Bolhas – A magia da Bolha de Sabão Gigante,

com Juliana Antonieta

14h30 – Apresentação do grupo folclórico do Centro Espanhol do Paraná

15h – Pocket show MPB para Crianças – Cantora e atriz Alexandra Scotti e o pianista André Collini

16h – Tiago Rangel – discotecagem jazz, bossa, lounge

17h – Apresentação de tango – Todo Tango

17h30 – Aula aberta de tango

 

Centro Cultural Miguel de Cervantes

10h às 17h – Atelier La Mancha – Oficina de carimbo e desenho de observação – Denise Roman

16h – Oficina de construção de brinquedos – Práxis – Consultoria Educacional e Eventos

10h às 17h – Casa da Leitura Miguel de Cervantes

 

Lazer (parceria com a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude)

Piscina de bolinha, cama elástica, camarim de pintura, espaço kids.