Estão abertas a partir desta quarta-feira (8) as inscrições para a primeira ação do Castramóvel, que promove a castração de cães e gatos em Curitiba. As vagas são limitadas e as inscrições para os interessados devem ser feitas até a próxima sexta-feira (10). O procedimento de esterilização é gratuito e será realizado nos dias 21, 22 e 23 de junho. 

Para se inscrever, o responsável pelo animal precisa apresentar um comprovante de endereço, documentos pessoais (RG e CPF), comprovar a inscrição em algum programa social como Bolsa Família, Armazém da Família ou ser assistido por algum serviço Fundação de Ação Social (FAS), além de preencher um formulário com informações do animal que será castrado. Proprietários de cães e gatos moradores dos bairros da Regional Tatuquara devem procurar o CRAS Caximba.

Pela primeira vez será realizada em Curitiba a castração com unidade móvel pela Prefeitura. O atendimento pelo Castramóvel facilita a adesão da população, já que os proprietários de animais não precisarão se deslocar ao centro da cidade para a realização do procedimento, avalia o secretário municipal de Meio Ambiente, Renato Lima.

Para o coordenador da Rede de Proteção Animal, Paulo Colnaghi, o serviço cumpre mais uma etapa do plano de governo da gestão atual. Esta é uma antiga reivindicação da comunidade que é atendida pela administração municipal. A saúde animal está no plano de governo e estamos realizando todos os pontos apresentados”.

Conforme previsto no edital de credenciamento, lançado em fevereiro deste ano, a Rede de Proteção Animal pretende realizar 7 mil castrações de cães e gatos até a o fim do mês de dezembro. O castramóvel passará pelas dez regionais de Curitiba. Protetores(as) independentes cadastrados serão informados sobre os procedimentos na sequência.

O Castramóvel é equipado com três salas para procedimentos cirúrgicos, trabalhará com seis veterinários e será acompanhado de uma ambulância UTI para atendimento emergencial.

 

Inscrições para ação do Castramóvel

Local: Cras Caximba

Inscrição: dias 8 e 9 de junho, das 10 às 16h30. Dia 10 de junho, das 13h30 às 16h30

As cirurgias serão realizadas dias 21, 22 e 23 de junho