A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) iniciou o período de inscrições para o exame de seleção para os cursos técnicos integrados de nível médio, de eletrônica e mecânica, nesta quarta-feira,15. Em 2015, a universidade decidiu reduzir as vagas ofertas nos cursos e os extinguir da grade da instituição, a partir de 2017. Em protesto, cerca de 350 estudantes ocuparam a reitoria da instituição no início deste mês.

O Grêmio estudantil entrou uma ação Justiça e conseguiu uma ação liminar para que a universidade voltasse a oferecer as 80 vagas já no segundo semestre deste ano. A decisão pelo fechamento havia sido tomada pela Pró-Reitoria de Graduação Profissional e de acordo com o desembargador responsável pelo caso, foi tomada por um órgão incompetente na UTFPR: o fechamento dos cursos só pode ser aplicado pelo Conselho de Graduação e Educação Profissional.

Inscrições

Os interessados podem se inscrever até o dia 30 de junho, no site da UTFPR. A taxa é de R$ 30. São ofertadas o total de 80 vagas, sendo que a metade das vagas de cada curso é reservada para alunos que concluíram o Ensino Fundamental em escola pública. O resultado deve ser divulgado no dia 25 de julho.

Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) iniciou o período de inscrições para o exame de seleção para os cursos técnicos integrados de nível médio, de eletrônica e mecânica, nesta quarta-feira (15).

Em 2015, a universidade decidiu reduzir as vagas ofertas nos cursos – de eletrônica e mecânica – e os extinguir da grade da instituição, a partir de 2017. Em protesto contra o fechamento dos cursos, cerca de 350 estudantes ocuparam a reitoria da instituição no início deste mês. O Grêmio estudantil entrou uma ação Justiça e conseguiu uma ação liminar para que a universidade voltasse a oferecer as 80 vagas já no segundo semestre deste ano.

A decisão pelo fechamento havia sido tomada pela Pró-Reitoria de Graduação Profissional e de acordo com o desembargador responsável pelo caso, foi tomada por um órgão incompetente na UTFPR: o fechamento dos cursos só pode ser aplicado pelo Conselho de Graduação e Educação Profissional.

Na época da ocupação, o diretor-geral da UTFPR Cesar Augusto Romano, afirmou que os cursos seriam fechados por falta de estrutura da instituição. Essa discussão para o fechamento dos cursos já ocorre há mais de dois anos. Em setembro de 2015 nós decidimos que a última turma seria aberta no primeiro semestre de 2016. Temos vários professores que estão se aposentando, como é o caso dos professores destes cursos que devem se desligar da universidade nos próximos três anos. Estamos com a estrutura para que os alunos que estão cursando mecânica e eletrônica possam concluir, mas não temos estrutura para abrir novas turmas, afirmou em entrevista ao Paraná Portal.

Inscrições

Os interessados podem se inscrever até o dia 30 de junho, no site da UTFPR. A taxa é de R$ 30. São ofertadas o total de 80 vagas, sendo que a metade das vagas de cada curso é reservada para alunos que concluíram o Ensino Fundamental em escola pública.

O resultado deve ser divulgado no dia 25 de julho.