O Atlético Paranaense perdeu por 3 a 2 para a Ponte Preta, nessa quarta-feira (dia 15) à noite, em Campinas, pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense ficou em 10º lugar, com 10 pontos. A equipe paulista está na 5ª colocação, com 13 pontos.

A inovação na escalação do Atlético era André Lima e Walter como titulares, algo que ainda não havia ocorrido em 2016. Os dois já tinham jogado juntos, mas apenas quando um deles entrava no decorrer da partida.

O técnico Paulo Autuori completou 23 jogos no comando do Atlético, agora com 11 vitórias, 4 empates e 8 derrotas.

O Atlético não tinha Thiago Heleno e Cleberson, lesionados. Otávio ficou no banco, poupado devido ao desgaste físico excessivo.

O time foi formado no 4-4-2, com Pablo na direita e Nikão na esquerda. Em certos momentos, a equipe variava para o 4-3-3, com Pablo no meio-campo e dois pontas (Nikão na esquerda e Walter na direita).

Com essa formação, o Atlético perdeu a disputa pelo meio-campo. Acabou apelando para as bolas longas e para os dribles. O time tentou 56 lançamentos nos 90 minutos e acertou 24 (ou seja, 42% de precisão). Já a Ponte tentou 27 lançamentos (9 certos).

Os melhores momentos do Atlético ocorreram em jogadas individuais de Walter. Já a Ponte Preta controlou o jogo, trocou passes no meio-campo e contou com a atuação espetacular do lateral-esquerdo Reinaldo (26 anos, ex-São Paulo e Sport).

No jogo, o Atlético teve 43% de posse de bola, 7 finalizações (4 certas), 85% de precisão nos passes e 4 escanteios. A Ponte somou 12 finalizações (3 certas), 87% nos passes e 4 escanteios. Os dados são do Footstats.

O jogo começou com gol. Já aos 2 minutos, após bola alta na área, Pablo tirou mal e Fábio Ferreira chutou no canto, fazendo 1 a 0 para a Ponte. O Atlético empatou já aos 10. Walter cruzou rasteiro, em cobrança de falta, e Paulo André chutou. Aos 26, Hernani acertou a trave, em cobrança de falta.

Aos 45, o Atlético correu o risco de perder um jogador por expulsão. Léo agrediu Clayson, mas o árbitro ignorou o lance.

A Ponte voltou melhor para o segundo tempo e fez dois gols. Aos 16, Reinaldo driblou Deivid e Paulo André e chutou no cantinho. Aos 23, Weverton rebateu mal uma bola fácil e Jeferson aproveitou.

Aos 26, Autuori fez duas substituições, colocando o atacante Giovanny e o meia Vinícius, para as saídas do atacante André Lima e do meia Nikão. Pouco adiantou. Aos 37, saiu Pablo e entrou Ewandro. Aos 47, Walter acertou um belo chute de fora da área e diminuiu para 3 a 2.

PRINCIPAIS LANCES
2 – Gol da Ponte. Falta. Reinaldo cruza. Wanderson tira. Clayson cabeceia para a área. Pablo corta mal e a bola sobra limpa para Fábio Ferreira chutar no canto.
10 – Gol do Atlético. Walter bate falta na direita. Ele cruza rasteiro. Paulo André completa na 2ª trave.
17 – Reinaldo passa por Deivid e Wanderson, invade a área e chuta cruzado. A bola passa perto.
21 – Paulo André corta mal o lançamento. Cristian deixa Clayson em boa posição para finalizar. Ele chuta de fora da área. A bola passa perto.
26 – Falta de longa distância. Hernani cobra com uma bomba. A bola bate na trave.
31 – Cristian lança. Paulo André fura. Felipe Azevedo chuta sobre o gol.
35 – Pablo rouba a bola. Walter enfia para André Lima, na área. Ele ajeita de cabeça para Hernani. O goleiro chega antes.
38 – Walter cruza de trivela. Nikão quase alcança.

Segundo tempo
16 – Gol da Ponte. Reinaldo recebe de Roger, na entrada da área, dribla Deivid e Paulo André. E chuta no cantinho. Golaço.
23 – Gol da Ponte. Roger enfia para Potker na área. Wanderson protege para Weverton, que sai do gol e rebate mal. A bola sobra para Jeferson.
28 – Walter dribla um e chuta de fora da área. O goleiro espalma. Giovanny desperdiça o rebote.
47 – Gol do Atlético. Deivid é derrubado pelo zagueiro. A bola sobra fora da área para Walter, que acertou no ângulo.

PONTE PRETA 3 x 2 ATLÉTICO
Ponte Preta: João Carlos; Jeferson, Fabio Ferreira, Kadu e Reinaldo; João Vitor, Renê Júnior (Mateus Jesus), Clayson (William Potker), Cristian (Thiago Galhardo) e Felipe Azevedo; Roger. Técnico: Eduardo Baptista
Atlético: Weverton; Léo, Paulo André, Wanderson e Sidcley; Deivid, Hernani, Pablo (Ewandro) e Nikão (Vinícius); André Lima (Giovanny) e Walter. Técnico: Paulo Autuori
Gols: Fábio Ferreira (2-1º), Paulo André (10-1º), Reinaldo (16-2º), Jeferson (23-2º) e Walter (47-2º)
Cartões amarelos: Pablo (A).
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Local: Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)